UFMA leva ensino a distância para mais de 20 municípios do estado

ufma

A  (UFMA) deu mais um passo importante para a melhoria da educação básica no estado. É que este ano está previsto o preenchimento de 1.580 vagas para os cursos de graduação e pós-graduação, que serão ofertados pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD-UFMA), marcando, assim, presença em 24 municípios, como polos presenciais. Isso equivale a um aumento de 60% no número de polos, com relação ao ano de 2017. Cururupu, Alto Parnaíba, Paraibano, Penalva, Santa Quitéria e Urbano Santos são as mais novas cidades a serem contempladas.

Outra conquista é que o polo associado de São Luís, antes gerenciado pela Prefeitura, hoje está sob a tutela da própria Universidade e é coordenado pela professora Conceição Belfort, do departamento de Turismo e Hotelaria. A estrutura está localizada na Cidade Universitária Dom Delgado, no NEaD, e conta com quase 500 estudantes, matriculados nos cursos de Física, Letras, Computação e Matemática.

Ao todo, serão 980 vagas para graduação em Administração (200), Computação (180), Letras-Português (200), Matemática (200) e Pedagogia (200), e 600 vagas para pós-graduação em Gestão em Saúde (150) e Gestão Pública Municipal (150), além de dois cursos novos: Ciências é 10! e Ensino da Matemática, ambos também com 150 vagas.

Os editais para preenchimento das vagas estão em trâmite e têm previsão de lançamento ainda para o primeiro trimestre de 2019, no site do NEAD. Já o início do processo seletivo está previsto para o final de março.