segunda-feira, 21 de junho de 2021

Arraial Live Guará - Faltam 2 dias
UFMA realiza exibição de filme e exposição de arte

UFMA realiza exibição de filme e exposição de arte

ufma
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Nesta próxima quinta-feira (30), Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), movimentará a agenda cultural da capital maranhense com exibição de filme e exposição de arte.

A primeira exibição é a do filme premiado ‘A Moça do Calendário’, de Helena Ignez, às 12h30, no Auditório Central da Cidade Universitária Dom José Delgado da Ufma, no Bacanga. A sessão de cinema será aberta ao público e integra a programação do Projeto Cine Guarnicê.

Além da exibição do filme, o designer e artista visual José de Ribamar Matos Junior (Ribaxé) inaugura a sua exposição ‘Neopalafitas: Um Olhar Sobre o Vernacular’, no Palacete Gentil Braga, centro de São Luís. A exposição ficará aberta até ate dia 28 de stembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Cine Guarnicê: A Moça do Calendário.

Vencedor de sete premiações no 41º Festival Guarnicê de Cinema, em junho deste ano, o drama ‘A Moça do Calendário’, quinto longa de Helena Ignez, narra a história do quarentão Inácio, interpretado por André Guerreiro Lopes. Sem emprego fixo, ela trabalha como dublê de dançarino à noite e mecânico durante o dia. Quando não está nas pistas ou operando veículos, seus pensamentos gravitam para um relacionamento platônico com a bela garota que estampa o calendário da oficina.

No elenco, André Guerreiro Lopes, Djin Sganzerla, Mario Bortolotto, Naruma Costa e Bárbara Vida. O filme é baseado em um roteiro escrito pelo marido da diretora, Rogério Sganzerla, antes de sua morte, em 2004. O texto foi adaptado por Helena e fala sobre as contradições do país, a luta de classes, as questões de gênero e o sonho como agente libertador. O filme estreia nos cinemas brasileiros no dia 27 de setembro, com distribuição da Pandora Filmes.

Os dois eventos tem apoio da Fundação Sousândrade, TV Ufma, Universidade FM e Ascom/UFMA.

– Publicidade –

Outros destaques