Conheça Riba – um dos proprietários e responsáveis pelo acervo do sebo Feira da Tralha- e sua relação com os livros e discos no canal EXPLANA MERMA TV. Os sebos são espaços que existem em São Luís aproximadamente desde a década de 60 e promovem a reciclagem e reutilização de livros usados.

Riba começou a vender livros na rua junto com Natan – também proprietário do Feira da Tralha- após retornar da cidade de São Paulo, e apesar de atualmente ter um espaço físico na Rua Godofredo Viana, fruto dos pedidos de clientes que acompanhavam o sebo itinerante em eventos como o Festival br135, valoriza a interação que acontece quando o sebo está na rua, onde, de forma inesperada, pode-se encontrar um livro procurado há anos, por exemplo.

Filho de pai músico, a relação com os discos vem de muito tempo, bem como, com a leitura que se inicia na escola com quadrinhos e gibis. Hoje, além do retorno financeiro e comercial, o sebo carrega afetividade. Os clientes frequentam em busca da riqueza do acervo, dotado de antiguidades e livros atuais, e aproveitam para se encontrar e se reunir para beber e conversar no espaço.

No vídeo produzido, além da entrevista com Riba, que tem como cenário parte do acervo, destaque também para as cenas da I Feira do Livro Usado, realizada no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, nos dias 10, 11 e 12 de abril em São Luís.

Equipe Explana deste vídeo

Jasf Andrade – direção, imagens e edição
Julia Jaci – Produção e assessoria
Malu Macedo – apresentação e produção