quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Vacinação contra a gripe é ampliada para todos os públicos no Maranhão

Já está disponível no Maranhão a vacina contra a gripe para a população a partir dos 6 meses de idade. A medida tem como objetivo ampliar a cobertura de imunização nos 217 municípios maranhenses, fortalecendo as estratégias alusivas à 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza.

De acordo com a chefe do Departamento de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Halice Figueiredo, devido à procura pela vacina contra a Influenza por parte dos grupos prioritários ter sido bem abaixo do esperado, resultando na cobertura vacinal de 60,60%, o Ministério da Saúde recomendou que, a partir de agora, toda a população não vacinada a partir dos seis meses de idade pode receber o imunizante.  

“Dessa maneira, a orientação aos 217 municípios maranhenses foi a oferta da vacina para todo esse público a depender do estoque existente nas redes de frio municipais”, afirmou Halice Figueiredo.

Com o intuito de dar apoio aos municípios da Região Metropolitana, foram disponibilizados pontos de vacinação em unidades da Rede Estadual de Saúde: Policlínicas Vinhais e Cidade Operária, e nos Hospitais Dr. Genésio Rêgo, Vila Luizão e Aquiles Lisboa (HAL).

A dona de casa Elitânea Rocha Carvalho, de 32 anos, é mãe das gêmeas Esther e Eloá, de um ano e quatro meses, e aproveitou para vacinar as filhas contra a Influenza na Policlínica do Vinhais. “A vacina é muito importante para mantê-las saudáveis. Aproveitei e trouxe elas hoje para atualizar a carteirinha de vacinação e garantir logo a vacina contra a gripe também”, afirmou Elitânea Rocha.

Outra pessoa que garantiu a sua dose contra a Influenza foi o estudante Alderney Feitosa, de 41 anos. “Nós temos que preservar a nossa vida e a vida do próximo e isso também se dá por meio da vacinação, por isso estou aqui hoje para garantir a minha dose”, pontuou.

Vale ressaltar que o imunizante contra gripe disponível neste ano protege contra a variante H3N2. Para a vacinação, devem ser apresentados documento oficial com foto e carteira de vacinação.

– Publicidade –

Outros destaques