quarta-feira, 23 de junho de 2021

Arraial Live Guará - É hoje!
Vale abre processo seletivo dando prioridade a profissionais com deficiência

Vale abre processo seletivo dando prioridade a profissionais com deficiência

Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

A Vale abre, até 14 de maio, processo seletivo com cerca de 200 vagas para profissionais com deficiência. Há oportunidades para diversos cargos, em áreas operacionais e administrativas, incluindo o trabalho remoto. A seleção voltada para profissionais com deficiência faz parte do movimento da empresa de se tornar mais inclusiva e ampliar a diversidade. As oportunidades presenciais (em que não será possível o trabalho remoto) estão distribuídas nos estados do Pará, Maranhão, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Para o Maranhão, serão 26 vagas, distribuídas entre os municípios de São Luís (21), Santa Inês (3), Bom Jesus das Selvas (1) e São Pedro d’Água Branca (1). As inscrições devem ser feitas em www.vale.com/oportunidades ou pelo perfil da empresa no LinkedIn.

No site da Vale, o candidato poderá verificar qual vaga está mais alinhada ao seu perfil, realizar a inscrição e participar do processo seletivo 100% online. A avaliação de cada candidato acontecerá durante todas as etapas do processo seletivo, conforme modelo global de recrutamento, iniciando pela análise de enquadramento.

“Estamos em uma jornada de transformação e acreditamos que a evolução da Vale exige contribuições de múltiplas perspectivas e experiências. Somos uma empresa feita por pessoas e para pessoas e atrair talentos diversos é fundamental para que possamos inovar e construir uma companhia cada vez mais sustentável”, explica Mira Noronha, gerente global de Atração de Talentos da Vale.

Evoluindo juntos

Na Vale desde 2010, Evanilde Silva é a única chefe de trem mulher da empresa, em todo o Brasil. Ela tem um desvio na coluna chamado “cifoescoliose”, que interrompeu o desenvolvimento normal do tronco, mas, segundo ela, isso não foi empecilho para encarar o desafio e crescer profissionalmente.

Evanilde Silva entrou na Vale em 2010, por seletivo a profissionais com deficiência

“Minha contratação foi baseada numa perspectiva totalmente improvável para a época: mulher, preta e deficiente, mas alguém oportunizou mudar. Fui selecionada em uma bateria de entrevistas para o programa PCD Vale. Vim diretamente para o trem de passageiros e a área me recebeu de forma muito humana. Fui bem acolhida, treinada e desempenho uma função anteriormente de hegemonia masculina. Não tive resistência de ninguém da equipe, fui e sou tratada de forma igual, como todos. Me senti muito acolhida”, lembra.

Em 2018, contando com incentivo da empresa, formou-se em Serviço Social. Hoje, ela é responsável pelo gerenciamento do trem, quando está em viagem, e conduz uma equipe de quase 30 pessoas. “Fiscalizo o trabalho a bordo, gerencio conflitos, posiciono o trem, autorizo as chegadas e partidas e preciso garantir a segurança de todos, cumprindo todos os protocolos não só da Vale, como também os requisitos legais que nos norteiam”, conta.

Sheyla Uchoa nasceu com escoliose congênita. Ela trabalha há 9 anos na Vale do Maranhão
Sheyla Uchoa nasceu com escoliose congênita. Aos 24 anos, depois de participar de alguns processos seletivos para pessoas com deficiência na Vale, no Maranhão, e ter ficado no banco de talentos, conquistou a vaga desejada.

“Eu lembro exatamente o dia que entrei na empresa: dia 17 de novembro de 2011. Sempre tive uma grande admiração pela Vale, por sua história, pelo seu legado no Maranhão, no Brasil e no mundo. E isto me inspirava bastante. Desde que entrei muita coisa mudou na minha vida. A empresa investiu na minha qualificação. Foi por meio do incentivo da Vale que conquistei minha graduação em Administração de Empresas. Atuo há nove anos na área de Relações com Comunidades e sou apaixonada pelo que faço. Por isso quero atuar com o máximo de qualidade possível, ser cada vez mais uma profissional de excelência”, concluiu.
– Publicidade –

Outros destaques