domingo, 27 outubro, 2019
Início Manchete Mortes por policiais: Variação no MA é a 3ª maior do Nordeste,...

Mortes por policiais: Variação no MA é a 3ª maior do Nordeste, diz estudo

Em um ano em que o tema “Segurança Pública” tem sido tão recorrente, um novo dado sobre violência policial pode aumentar ainda mais as discussões sobre o assunto. Trata-se do “Monitor da Violência”, estudo feito pelo G1, em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Os dados do Maranhão mostram que houve um aumento de 33,3% no número de mortes causadas por policiais em atividade no estado. No primeiro semestre do ano passado foram 33 mortes registradas. Já no primeiro semestre deste ano, o número subiu para 44.

A variação do estado do Maranhão é a terceira maior do Nordeste. Perdendo apenas para os estados do Piauí – onde a variação foi de 262,5% – e Paraíba, onde os números de mortes por policiais alcançou a variação de 54,5%.

Quando os dados ultrapassam a linha territorial do Maranhão, o número se expande ainda mais. No Brasil inteiro, foram 2.886 mortes por policiais neste ano. Isso representa um aumento de 4,3% quando se compara esse dado com os números do primeiro semestre de 2018.

Rio de Janeiro segue na liderança do ranking de maior número absoluto de mortes por policiais: foram 885 mortes registradas. Logo atrás vem São Paulo (426), Bahia (350) e Pará (322). Distrito Federal é o local com menor número absoluto de mortes por policiais. Quando levamos em consideração a variação de mortes, ou seja, a porcentagem de aumento ou diminuição das mortes por policiais, outros estados entram na linha de frente.

No Amazonas foi registrada a maior variação (325%): foram 8 mortes apenas em 2018. Já em 2019, o número mais que quadruplicou (34 mortes). Em Pernambuco, o registro foi de menor variação. Em 2018 foram 58 mortes; já em 2019, o número quase caiu pela metade, com 32 mortes. Isso representa uma diminuição de 44,8%.

Goiás foi o único estado que se recusou a enviar os dados.

Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

No Vaticano, Flávio Dino debate desafios da Região Amazônica

O governador do Maranhão, Flávio Dino, está no Vaticano, onde participa, nesta segunda-feira (28), da 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan Amazônia....
- Publicidade -