O Facebook Messenger apresentou uma nova coleção de emojis, com mais de 1,5 mil figuras redesenhadas e outras 100 novas criadas para esta atualização. Segundo o Facebook, a ideia é refletir a diversidade de gêneros e etnias do planeta. O pacote já está disponível para as versões na web, no Android e no iPhone (iOS) do serviço, e deve chegar aos poucos nos celulares dos usuários.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (1º) pelo diretor do Facebook Messenger, David Marcus. Uma das preocupações do novo pacote de emojis é incentivar a igualdade de gêneros no smartphone, ao apresentar mulheres em diversos postos de trabalho, como policiamento e atividades esportivas, entre outras profissões.
Outra mudança no sentido de encorajar a diversidade no Facebook Messenger é a opção de escolher um emoji padrão para representá-lo com tons de pele mais próximos da realidade. Os internautas poderão trocar essas cores sempre que quiserem, bastando ir ao menu de configurações. Há cinco novos tons de pele, além do amarelo tradicional.
Quando à usabilidade, o menu de emojis foi realocado para o lado esquerdo do teclado, e substitui o símbolo “Aa” sempre que o recurso for ativado. Dessa forma, os usuários têm acesso mais rápido à ferramenta. Para completar, haverá uma padronização de emojis entre Android e iPhone, para evitar erros no chat, como os quadrados vazios no lugar das imagens.
Para divulgar a novidade, os criadores do Messenger adotaram a hashtag #MessengerEmoji.