Pra quem trabalha o dia inteiro e passa muitas horas com sapatos fechados o aparecimento de calosidades nos pés é muito comum. O problema também pode aparecer nas mãos de quem faz trabalhos repetitivos, como a musculação. Em ambos os casos, as áreas afetadas ficam endurecidas, maiores e são difíceis de remover.
Pra quem está começando a ter os calos é bom se cuidar desde já. Quanto antes você começa a tratar mais fácil será acabar com o problema mas se você já sofre com eles há tempo, não se desespere pois já existem produtos específicos e que podem ser utilizados com mais segurança. Além disso, algumas dicas simples para o dia a dia podem ajudar. Confira abaixo:
Use sapatos confortáveis
A primeira é também a dica mais difícil de ser seguida. Às mulheres que precisam estar de salto todos os dias, por exemplo, podem optar por saltos que exijam menos dos seus pés (os que tem a base mais larga por exemplo ou com saltos mais baixos e evitar os bicos finos).
Deixe as unhas dos pés cortadas e lixadas
A pressão contínua do sapato sobre as unhas dos pés pode forçar as juntas dos dedos contra o sapato, formando calosidades. “Para evitar essa pressão, mantenha as suas unhas do pé sempre curtas e bem lixadas”, diz.
Faça musculação com luvas próprias
A melhor forma de evitar os calos ao praticar musculação nos aparelhos é usar luvas apropriadas para a prática.
Faça escalações nos seus pés
Essa dica ainda ajuda a relaxar no fim do dia. Escaldar facilita o lixamento dos pés e a hidratação pois as calosidades ficam mais maleáveis. A água morna ainda suaviza dores nos membros.
Use produtos específicos para os pés
Aposte em produtos que tratam calosidades, ressecamentos e asperezas, além de um bom hidratante.
Nunca corte ou fure os calos
A prática é até comum, mas não é recomendada, pois pode causar sangramento e até infecções.