sábado, 7 de dezembro de 2024

Veja programação da Semana da Consciência Negra

A programação da Semana da Consciência Negra teve início na última quinta-feira (12), com atividades no espaço cultural Catarina Mina, na Fonte do Ribeirão, no auditório da Faculdade Estácio e nas escolas públicas das comunidades com presença de grupos afros.

 

O Dia da Consciência Negra é  comemorado em todo o país no dia 20 de novembro. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de “Zumbi dos Palmares”, em 1695.

 

Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Marlon Botão, que realiza o evento em parceria com  entidades do movimento negro e o Governo do Estado, “a Semana da Consciência Negra não é apenas uma festividade sobre a cultura negra, mas um momento importante de reflexão sobre os desafios em ser negro hoje, qual o lugar de direito do negro na sociedade, além do objetivo de falar diretamente aos estudantes, que tem a capacidade de fazer essa diferença na sociedade futura”.

 

Nesta sexta-feira (13), a programação continua e as escolas públicas das comunidades de população negra receberão   oficinas de dança e percussão até o dia 18 deste mês.

 

Outros dias:

 

No dia 19 de novembro, as atividades ficarão concentradas na Fonte do Ribeirão (Centro), em frente à sede da Fundação Municipal de Cultura. A partir das 18h o espaço será ocupado pela Feirinha de Penteado Afro, com exposição do trabalho de trancistas do movimento negro e desfile de roupas de temática afro.

 

Em seguida, os representantes dos grupos e movimentos negros prestarão homenagem em memória ao fundador da Casa Fanti Ashanti, o babalorixá Euclides Menezes Ferreira, mais conhecido como Pai Euclides Talabyan, que faleceu em agosto deste ano. Após a homenagem, os blocos afros que participam do evento farão um grande espetáculo de ritmos e danças.

 

No dia 20 de novembro a programação acontecerá na Praça Nauro Machado, com cortejo de blocos afro, feira gastronômica e shows de grupos afros.

– Publicidade –

Outros destaques