A população do município de Vitória do Mearim ganhou, no aniversário da cidade, comemorado no último dia 19, um presente especial. A cidade passou a integrar a Rede de Internet Gratuita do Maranhão (Maranet), criada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Com isso, os moradores contam, a partir de agora, com Wi-Fi grátis implantado pelo governo na praça da matriz. São 100 megas de internet, via fibra ótica, de alta velocidade, que possibilita a conexão de até 1.200 usuários simultâneos. A iniciativa é uma ação do ‘Programa Cidadania Digital’, que faz parte do plano de metas do governo e visa democratizar o acesso à internet em todo o estado.
A inauguração do ponto de internet no município contou com a presença da prefeita Didma Coelho, do secretário de Esportes e Lazer do Maranhão, Márcio Jardim, do deputado Vinícius Louro, do pró-reitor de Planejamento e Gestão do Iema, Emanuel Denner, e do superintendente de Cidadania Digital e Inovação da Secti, Raimundo Nonato Quirino Fonseca, entre outras autoridades.
A iniciativa do governo foi elogiada pelos moradores da cidade, que pela primeira vez terão de forma gratuita conexão de alta velocidade. Durante a inauguração, principalmente os jovens do município agradeceram ao governo pela iniciativa, destacando que o acesso gratuito garante a muitos jovens condições do acesso à rede mundial de computadores interligados que até agora só era possível para quem tinha condições de pagar por ela em sua casa. Com a instalação do Wi-Fi na praça matriz da cidade, o governo também tornou o local, que já era movimentado, em um ponto de encontro dos jovens e das famílias do município.
Parceria
A instalação de Wi-Fi grátis no interior do Estado é resultado de parceria entre a Secti, Iema e a Wiki Telecom, empresa genuinamente maranhense que tem fibra ótica espalhada pelo Maranhão. A internet até Vitória do Mearim foi levada por meio de 190 quilômetros de cabo saindo de São Luís até a praça matriz onde foram colocados dois roteadores com capacidade para conexão de até 600 usuários cada um.
Os próximos municípios a integrarem a Rede Maranet serão Pinheiro, Timon, Caxias e Imperatriz. A instalação nestes municípios deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano, segundo informou o secretário Jhonatan Almada, que tem acompanhado de perto a instalação da rede.
“Um dos critérios definidos pela Secretaria da Ciência e Tecnologia para a escolha dos municípios é que eles tenham uma unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) já em funcionamento ou a ser instalado, considerando que o Iema também trabalha o acesso à tecnologia”, explicou Jhonatan Almada.
Fique ligado nas principais notícias pelas nossas redes sociais. Curta a TV Guará no Facebook e siga também no Instagram e Twitter. Tem alguma denúncia? Mande suas informações para o nosso whatsapp pelo número (98) 99103-2323 ou via portal@tvguara.com