quinta-feira, 18 de abril de 2024

Você conhece os benefícios dos alimentos funcionais para saúde?

Os alimentos funcionais são aqueles que contém substâncias ou componente capazes de atuarem preventivamente na redução do risco de desenvolver certas doenças, e/ou no controle de algumas doenças.

De acordo com a legislação, as propriedades funcionais devem ser comprovadas cientificamente, garantindo segurança a quem os consome. Não podendo constar no rótulo efeitos ou propriedades que não possam ser demonstradas, ou referir que o alimento possui propriedades medicinais ou terapêuticas.

É necessário que o consumo destes alimentos seja regular a fim de que seus benefícios sejam alcançados. A dica é aumentar o consumo de vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular, já que grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos.

Os funcionais são divididos em grupos, conforme os seus compostos ativos:

– Ácidos graxos – prevenção de doenças cardiovasculares e câncer; ex.: ômega 3 e ômega 6, encontrados em peixes de água fria como por exemplo o salmão.

– Carotenóides – são antioxidantes e anticarcinogênicos; ex.: cenoura, tomate, folhas verdes e frutas cítricas.

– Fitoesteróis – são antioxidantes e anticarcinogênicos; ex.: leguminosas (feijões,  soja, grão de bico..)

– Flavonóides – possuem efeito antialérgico, antiinflamatório e anticarcinogênico; ex.: chá verde, vinho, frutas e verduras.

– Organossulfurados – são anticarcinogênicos, antibióticos e antiinflamatórios; ex.: alho e cebola.

– Oligossacarídeos e polissacarídeos – agem na redução dos níveis de colesterol, no controle do diabetes e na diminuição do risco de desenvolvimento de câncer; ex.: as fibras (vegetais, frutas e cereais integrais).

Muitos fatores afetam a qualidade da vida moderna, de forma que a população deve dar mais importância aos alimentos que contém substâncias que auxiliam a saúde.  Frutas e hortaliças são as principais fontes de nutrientes antioxidantes: as vitaminas e os fitoquímicos desempenham papel crucial ao retardar o início da maioria das doenças degenerativas e de alguns tipos de câncer. Os probióticos e os prebióticos atuam como alimentos funcionais através do restabelecimento do equilíbrio da flora intestinal e na estimulação da resposta imune. Eles são capazes de produzir efeitos metabólicos e fisiológicos, garantindo a saúde e o bem-estar através da redução do risco de determinadas doenças.

Os alimentos funcionais estão presentes no nosso dia-a-dia, então sem desculpas para não consumi-los.

 

– Publicidade –

Outros destaques