Cada cérebro está apto para funcionar melhor em determinadas situações e profissões.
Você se acha uma negação em matemática? Acha que escrever longos textos nunca será a sua praia? Há uma explicação para isso: de acordo com o pesquisador americano Howard Gardner, existem oito tipo de inteligências, e cada cérebro desenvolve um ou mais tipo. Conheça as inteligências reconhecidas pelos cientistas e descubra qual tem mais a ver com você.
Musical
Presente principalmente em compositores e instrumentistas, os cérebros com a inteligência musical possuem facilidade para compreender sons, padrões, ritmos, timbres e harmonia musical.
Linguística
Para as pessoas com inteligência linguística, ler e escrever é “fichinha”. Esses indivíduos conseguem se expressar bem e organizar rapidamente seus pensamentos por meio de palavras, além de geralmente terem o hábito de ler. Costumam trabalhar como escritores, linguistas e jornalistas.
Lógico-matemática
É o tipo de inteligência mais exata de todas. O cérebro dessas pessoas costuma calcular com facilidade, além de resolver problemas lógicos e chegar a deduções rapidamente.
Espacial
É a habilidade de reconhecer espaços e lidar com padrões espaciais, criando novas coisas a partir disso. São pessoas que geralmente atuam em arquitetura, engenharia civil e decoração.
Físico-cinestésica
Esse tipo de inteligência está presente naqueles que sabem se expressar com o seu corpo por meio de movimentos e danças. A maioria dos atores, dançarinos e cantores possuem essa habilidade.
Naturalista
Encontrada principalmente em biólogos, geólogos e ecologistas, esse tipo de inteligência se caracteriza por aumentar a sensibilidade para perceber e organizar padrões da natureza, como a classificação de plantas e animais.
Intrapessoal
Uma das inteligências mais raras é a intrapessoal, já que se trata de pessoas que conseguem entender com mais facilidade seus próprios sentimentos, objetivos, intenções e medos. Ela é extremamente importante em cientistas, filósofos e professores.
Existencial
A inteligência existencial ainda não foi completamente comprovada pelos pesquisadores, mas evidências apontam que esse tipo de habilidade permite que a pessoa pondere sobre as questões do universo e da existência humana. Profundo!
Vale lembrar que essas inteligências não são excludentes! O pesquisador responsável por essa teoria afirma que uma pessoa pode ter até três dessas habilidades bastante desenvolvidas. Analise cada uma delas, pense sobre as suas atitudes e gostos, e você descobrirá quais inteligências tem mais a ver com o seu cérebro.