quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Vulcão com risco de causar tsunami na costa brasileira entra em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma das Ilhas Canárias, entrou em erupção neste domingo (19), às 11h12. A discussão em torno da possibilidade dele causar um tsunami na costa brasileira alarmou cidadãos ludovicenses nesta semana, quando o vulcão entrou em alerta amarelo. A erupção desta manhã, contudo, é de pequeno porte, e não há alerta de tsunami.

Conforme noticiado no Portal Guará, as chances de uma tsunami advinda do vulcão atingir São Luís são as mais remotas possíveis. “O risco é uma enorme porção da montanha deslizar para o mar após a primeira explosão, o que levaria horas para chegar aqui no Maranhão, sendo provável que essa onda se dissipe no caminho, não sendo perceptível para as pessoas”, explica o oceanógrafo da Universidade Federal do Maranhão, Leonardo Lima.

O risco já se manifestou outras vezes na história – em 29 de setembro de 2011, o mesmo medo se alastrou sobre brasileiros do norte e nordeste, após o vulcão emitir sinal de erupção.

A tsunami seria causada apenas em caso de erupção explosiva, o mais alto nível de atividade vulcânica, após um possíveis deslizamentos. O risco deste cenário acontecer, entretanto, já é muito baixo.

– Publicidade –

Outros destaques