domingo, 23 de junho de 2024

1° etapa do Campeonato Maranhense de LPO acontece neste sábado, no Sports Village, em São Luís.

A competição estadual também reúne atletas que buscam índice para o Campeonato Nacional da modalidade.

Atletas de todo estado entram em ação neste fim de semana, em São Luís, em busca de títulos no LPO (Levantamento de Peso Olímpico). É a 3° Edição da Copa Professor Dimas de Levantamento de Peso, que também serve como base para os atletas da Seleção Maranhense que buscam índice para o Campeonato Brasileiro de LPO, previsto para o mês de maio, em Minas Gerais.

O Estadual vai reunir cerca de 100 participantes em oito (08) categorias no masculino e oito (08) no feminino, divididas por peso corporal. E ainda categorias por faixa etária (infantil até 13 anos, sub 15, sub 17, sub 20, adulto e master).

A competição, que abre o calendário 2023 do LPO maranhense, acontece neste sábado, das 09 da manhã até às 18h, com disputas no arranco (“snatch”) e no arremesso (“clean and jerk”).

Entre os participantes, destaque para os atletas da Seleção Maranhense, Cayo Elsias (atual campeão maranhense, vice-campeão Brasileiro sub 20). Amanda Marques (campeã estadual e campeã brasileira sub 20), Hanna Luísa (campeã brasileira 64kg e adulto), João Pedro Maciel (vice-campeão brasileiro sub 20 e 61kg), que sobem no tablado em busca de índice para representar o Maranhão no Campeonato.

Destaque ainda na competição para Geovana Jansen que está em busca do índice para seu primeiro Brasileiro e Isaac Mousinho, de apenas 13 anos de idade, atleta mais jovem do Nordeste a tentar arremessar 100kg e que também vai tentar alcançar o índice para o Brasileiro, na categoria sub 17.

Issac treina LPO há 4 anos, está na modalidade desde os nove (9) e surge com um dos atletas de grande potencial no LPO brasileiro.

“O Campeonato Estadual é uma disputa fundamental para o desenvolvimento dos nossos atletas. É a única oportunidade que eles têm de se testarem dentro de casa, de se avaliarem tecnicamente, inclusive, a nível nacional, já que o Maranhense também serve de base para os atletas que buscam índice para o Brasileiro. Vale destacar também o fato de que é um momento único de competir diante de uma torcida, de se apresentar, digamos assim, como representante do nosso LPO para o público. ” – disse Eduardo Roberto da Silva, diretor técnico da FELP-MA

SOBRE OS EXERCÍCIOS:
O Arranco (“snatch”) – é a primeira prova da competição de LPO e consiste em levantar a barra em um só movimento desde o tablado até a completa extensão dos braços acima da cabeça. Para executá-lo o atleta pega a barra e a levanta à maior altura possível. Em seguida agacha completamente posicionando a barra acima da cabeça com os braços estendidos e finalmente se coloca de pé imóvel até o sinal dos árbitros para baixar a barra

O Arremesso (“clean and jerk”) – consiste em levantar a barra em dois tempos: desde o tablado até o peito – primeiro tempo (“clean”). E desde o peito até a completa extensão dos braços acima da cabeça – segundo tempo (“jerk).

– Publicidade –

Outros destaques