Uma reunião ocorrida na noite desta quarta-feira (30) pode redefinir e reorganizar a postura do Partido dos trabalhadores em relação às eleições de 2026. Novas e históricas lideranças se juntaram para disputar o conhecido, e algumas vezes dramático, Processo de Eleições Diretas (PED), que ocorre no próximo mês de julho.
O encontro resultou no lançamento da chapa “PT de Todos Nós – Com Lula e Camarão” e teve a participação do vice-governador Felipe Camarão, Washington Oliveira, membros do Coletivo Nós, professor Chico Gonçalves, representantes de Rubens Jr, Cricielle Muniz, Creuzamar de Pinho, e de diversas correntes do partido, além de Francimar Melo, presidente estadual do PT.
O PT de São Luís há anos enfrenta problemas de desarticulação, ausência nos territórios e distanciamento das bases sociais que fundaram o partido. A nova chapa busca mudar essa realidade e reconstruir o partido a partir de uma atuação popular, combativa e conectada com as lutas reais do povo.
Uma das decisões do encontro foi o lançamento da candidatura da covereadora Raimunda Oliveira, do Coletivo Nós, à presidência do Diretório Municipal do partido. Mulher com trajetória na Zona Rural, Raimunda atua fortemente na defesa dos direitos da infância, da agricultura familiar e das comunidades periféricas e tradicionais.
A chapa também reafirmou o apoio à reeleição de Francimar Melo como presidente do Diretório Estadual do PT no Maranhão.
O que é o PED?
O Processo de Eleição Direta é um instrumento da democracia interna do PT, onde filiados e filiadas vão às urnas para renovar as direções em todas as instâncias partidárias: municipais, regionais, estaduais e nacional.
Quem compõe a chapa?
A construção da Chapa “PT de Todos Nós – Com Lula e Camarão” é uma iniciativa que nasce da base, resultado da aliança entre as correntes internas Construindo um Novo PT (CNPT-MA) e Articulação de Esquerda (AE).
Para fortalecer a candidatura de Raimunda Oliveira à presidência do Diretório Municipal do PT em São Luís, a chapa também conta com o apoio das correntes CNB Articulação e Democracia Socialista (DS).