quinta-feira, 21 de novembro de 2024

20 Anos de Energia Celebrados na Avenida Litorânea Evento da Equatorial Maranhão reuniu colaboradores, público externo e atletas em uma celebração à energia da vida em movimento

Neste domingo (10), a Avenida Litorânea se transformou em um grande palco esportivo com a Corrida Equatorial, que celebrou os 20 anos do Grupo de forma coletiva e em grande estilo. Foram 1.700 inscritos, entre colaboradores da Equatorial e o público externo, com modalidades de 5 e 10 quilômetros

A concentração iniciou às 5h, na Praça dos Pescadores, com música e orientação profissional, onde os participantes se alongaram e aqueceram para a corrida. Já às 6h, ocorreu a largada oficial da prova, que foi uma verdadeira festa do esporte amador, reforçando a importância da prática para a saúde e o bem-estar.


Os corredores puderam aproveitar as ativações presentes no espaço, com fotos instantâneas e distribuição de picolés, no estande da Equatorial Serviços, distribuição de protetor solar pela Dermage, de barras de cereal, isotônicos e frutas, no estande Humana Saúde, e ainda degustação de café Santa Clara, para dar aquela energia, e água de coco, para hidratar e aliviar o calor. Além disso, os atletas também contaram com os serviços de massagem, ventosa e quiropraxia, do Instituto Junqueira, para recuperação pós-corrida, e com a tenda de O Boticário “Espaço Mulher”, para maquiagem e retoque no visual.
A sustentabilidade também teve destaque no evento, com a máquina Retorna Machine, no stand do projeto E+ Reciclagem, que integra o Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão/ANEEL, e permitiu que os participantes realizassem o descarte correto de resíduos recicláveis e a troca por desconto na fatura de energia elétrica de forma automática.


Como parte do compromisso da Equatorial com as causas sociais, foram arrecadados 1.557 quilos de alimentos não perecíveis, que foram doados para a Associação Carente São Benedito e para o Lar São José.


“A corrida marca os 20 anos do Grupo Equatorial, que nasceu no Maranhão e hoje está em todas as regiões do país. Nada melhor que ter esse verdadeiro movimento em prol da qualidade de vida, do social e do meio ambiente, para mostrar para a sociedade que a Equatorial é uma empresa sempre presente no dia a dia da população maranhense. Portanto, estamos aqui com colaboradores e pessoas da comunidade para celebrarmos esses 20 anos da melhor forma, que é cuidando da saúde”, destacou o Executivo de Comunicação e Marketing, Carlos Hubert Cardeal.

“Esse evento foi mais uma promoção da empresa nesse ano tão especial, que visa congregar os colaboradores e a sociedade para estimular a atividade física, a saúde e a qualidade de vida, tanto da comunidade, quanto entre nossos colaboradores”, declarou o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, que correu o percurso de 5 quilômetros da prova.


O colaborador da Equatorial Maranhão do setor regulatório, Pedro Mota Neto, veio atraído pela celebração dos 20 anos da Equatorial e acabou motivado a seguir correndo, pelo clima que encontrou. “Essa é a minha primeira corrida, mas já tenho uma rotina de exercícios físicos e me preparei para correr nesta prova. Eu queria muito estar aqui, com os colegas, por se tratar de um evento especial dos 20 anos do Grupo. É muito estimulante esse movimento da corrida”, disse Pedro Neto.


A corredora Ana Célia Nascimento Leite, de 62 anos, deu uma verdadeira lição de saúde e contra o etarismo. Ela, que é aposentada, agora se dedica às corridas: “Faço academia cinco vezes por semana e, aos sábados, corro na praia. Comecei a correr mesmo no ano retrasado, com a turma da academia onde malho. Mas passei a gostar de correr e agora participo de todas as provas. Independentemente da idade, correr é vida, todos deveriam praticar”, afirma Ana Célia, no auge de sua vitalidade.


Corrida de Rua: Saúde ao Alcance de Todos


Considerada uma das práticas esportivas mais inclusivas, a corrida de rua vem ganhando espaço em São Luís e em outras cidades brasileiras. A acessibilidade é uma das maiores vantagens: Basta um par de tênis, roupa confortável e disposição para começar. Os benefícios da corrida são amplamente reconhecidos por especialistas em saúde.


Para quem está começando, provas como essa oferecem uma oportunidade perfeita de integrar-se ao universo esportivo de maneira leve e descontraída. Como no caso do técnico de contabilidade e microempresário Raimundo Quintino, de 59 anos, que começou a correr em maio deste ano e não parou mais: “Essa já é a sétima corrida que disputo. Quando soube da Corrida Equatorial quis participar, pois esses eventos incentivam a gente a melhorar o condicionamento físico, a fazer amigos e ter mais saúde”, disse Raimundo Quintino.


Para o jovem estudante Eduardo Nascimento, de 19 anos, correr competindo é a melhor forma de se desafiar e de melhorar o condicionamento físico de forma leve, em clima de festa: “Eu moro perto do aeroporto e sempre corro no bairro. Comecei há pouco tempo. Mas participar dessas provas traz mais motivação, aqui o clima é de festa. Sou atleta amador e estou competindo comigo mesmo, para melhorar meu tempo, meu preparo, até um dia chegar ao pódio”, resumiu o estudante.

Uma Experiência Completa
Além da prova em si, a organização da Corrida Equatorial foi impecável e proporcionou uma experiência completa para os corredores. Todos os participantes que completaram a prova receberam medalhas e puderam desfrutar de mimos na área de chegada. Para os mais rápidos, troféus premiaram os três primeiros colocados de cada categoria e percurso, incentivando a competitividade saudável. A corrida encerrou com a premiação de 24 vencedores, divididos por masculino e feminino, colaboradores e comunidade, nas modalidades de 5km e 10km.
Entre os colaboradores da Equatorial que disputaram a prova, o primeiro lugar geral Masculino, 10 Km, ficou para Etevaldo Amaral de Sousa Júnior, de 29 anos. Ele trabalha como controlador do sistema na Equatorial Maranhão e corre há três anos. E conseguiu fechar a prova no tempo de 00:46:38, celebrando com muita alegria a conquista do troféu no pódio. “Eu comecei a correr quando perdi meu pai. A corrida foi uma verdadeira terapia e não parei mais. Tem dias que é mais difícil, a gente tá mais cansado, mas é também um exercício de disciplina, a gente se força a ir e a superar obstáculos. Agora, é seguir correndo para ajudar na minha saúde, e também acaba ajudando na minha performance no trabalho”, revelou o campeão.


A engenheira civil Thamara Ingrid Costa Garcês, de 27 anos, corre há um ano e foi a campeã da modalidade dos 10 Km, Geral Feminino – Colaboradores Equatorial. “Essa vitória foi muito especial, sou funcionária da Enova Energia e celebrar os 20 anos do Grupo Equatorial, já no pódio, foi demais. Já vinha me preparando com uma assessoria de corrida profissional e voltei a treinar com tudo, depois de um tempo parada por causa de uma lesão. Essa vitória veio coroar esse processo de superação”, disse a vencedora, que fechou o percurso no tempo de 00:54:53.


O sucesso do evento mostra que a corrida de rua é mais do que um esporte: É uma forma de conectar pessoas, melhorar a saúde coletiva e celebrar conquistas, como os 20 anos do Grupo Equatorial.


RESULTADO GERAL DA CORRIDA EQUATORIAL
5 KM – GERAL MASCULINO – COMUNIDADE :
1) José Ribamar Pereira Quadros / 35 anos / Tempo: 00:19:19
2) Alex Gomes de Sousa / 39 anos / Tempo: 00:19:25
3) Adailto Tinoco / 31 anos / Tempo: 00:19:30

5 KM – GERAL FEMININO – COMUNIDADE:
1) Luana de Araújo Salazar Silva / 31 anos / Tempo: 00:23
2) Silma Braga Henriques da Silva / 41 anos / Tempo: 00:23:28
3) Wilmara da Rocha Passinho / 39 anos / Tempo: 00:23:36
5 KM – GERAL MASCULINO – COLABORADORES EQUATORIAL
1) Wellington Sousa Soeiro / 37 anos / Tempo: 00:22:22
2) Igor Ferreira Costa / 28 anos / Tempo: 00:23:43
3) Genilson Dantas Tomaz / 46 anos / Tempo: 00:24:04
5 KM – GERAL FEMININO – COLABORADORES EQUATORIAL
1) Joyce Brito Soares / 27 anos / Tempo: 00:28:11
2) Célia Cristina Rodrigues Teixeira / 30 anos / Tempo: 00:30:21
3) Debora Oliveira / 31 anos / Tempo: 00:30:34
10 KM – GERAL MASCULINO – COMUNIDADE :
1) Wedem Carlos Pereira Martins / 38 anos / Tempo: 00:38:26
2) Aldenir de Jesus Costa Pinheiro/ 34 anos / Tempo: 00:41:07
3) Matheus Silva dos Reis / 29 anos / Tempo: 00:42:31
10 KM – GERAL FEMININO – COMUNIDADE :
1) Karyne Figueredo / 28 anos / Tempo: 00:53:35
2) Nayra Thamires Costa Botelho / 31 anos / Tempo: 00:53:35
3) Letícia Torres / 35 anos / Tempo: 00:53:50
10 KM – GERAL MASCULINO – COLABORADORES EQUATORIAL
1) Etevaldo Amaral de Sousa Júnior / 29 anos / Tempo: 00:46:38
2) João Luís de Sousa Silva / 27 anos / Tempo: 00:49:55
3) Clai Cesário de Souza / 35 anos / Tempo: 00:52:22
10 KM – GERAL FEMININO – COLABORADORES EQUATORIAL
1) Thamara Ingrid Costa Garcês / 27 anos / Tempo: 00:54:53
2) Thays Moreira de Barros / 34 anos / Tempo: 00:56:25
3) Raquel Arcanja de Jesus Caldas Melo / 42 anos / Tempo: 01:20:32
FOTOS – DIVULGAÇÃO:

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão


– Publicidade –

Outros destaques