Os 699.654 eleitores de São Luís terão que voltar às urnas no próximo domingo, dia 29 de novembro, para escolherem o novo prefeito da cidade pelos próximos 4 anos – a partir de janeiro de 2021. A disputa é entre Eduardo Braide e Duarte Jr e a votação inicia às 7h e encerra às 17h em 1.824 seções eleitorais de 262 locais.
A Justiça Eleitoral lembra que as mesmas regras do 1º turno valem para este segundo: uso obrigatório de máscara; portar um documento oficial com foto – que pode ser o aplicativo e-título (válido apenas para aqueles que têm a biometria cadastrada); se possível, que o eleitor leve sua caneta para assinar o caderno de votação; que seja mantido o distanciamento nas filas; e uso do álcool em gel (disponível nas seções) para higienização das mãos ao entrar e sair das seções.
Para este 2º turno em São Luís, que é a única cidade do estado em que é possível ter este tipo de eleição por possuir mais de 200 mil eleitores e nenhum candidato ter alcançado a maioria dos votos no 1º turno, trabalharão 6 juízes, 6 chefes de cartório, cerca de 8 mil mesários, além de servidores do Tribunal, colaboradores e estagiários.
No sábado, dia 28/11, serão sorteadas as 6 seções cujas urnas passarão por auditoria, das quais 3 serão trazidas para a Comissão de Auditoria do Processo Eletrônico de Votação (5º andar do prédio-sede do TRE) e as outras 3 serão auditadas antes do início da votação no domingo em seus próprios locais de funcionamento.
Segurança
O Gabinete de Segurança das Eleições funcionará na sede do TRE-MA também nos mesmos moldes do dia 15/11 e força federal – leia-se atuação do Exército, através do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, está autorizado pelo TSE a atuar, com cerca de 300 homens. Da Polícia Militar estão previstos atuarem cerca de 1.400. Do Corpo de Bombeiros 330 que atuarão na guarda das urnas eletrônicas e da polícia federal mais 37.
Locais de votação
Por diversas razões, inclusive por causa da pandemia, ocorreram mudanças dos locais de votação para alguns eleitores e, por isso, é importante que o eleitor verifique a sua situação com antecedência. O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão disponibiliza diversas opções para realizar essa consulta:
Ouvidoria
Sobre o assunto, o eleitor pode confirmar o seu local de votação pelo número 0800 098 5000, entre 7h e 18h.
Chatbot
Assistente virtual através do chatbot do Tribunal Superior Eleitoral, disponível pelo número (61)9637-1078.
Site
Para verificar o local de votação no site do TRE-MA, basta acessar o link “Eleitor e eleições” e depois “Título e locais de votação”. O sistema permite a consulta por nome completo, título ou ainda por zona e seção ou local de votação com visualização no mapa. É preciso informar a data de nascimento e o nome da mãe, ambos exatamente como estão no cadastro da Justiça Eleitoral.
Aplicativo E-título
Se você baixar o e-Título em seu celular, poderá contar com a facilidade de conferir o local de votação através do aplicativo. Basta acessar o app e clicar em “Onde votar”. Caso tenha ocorrido alguma alteração, você visualizará uma mensagem: “Atenção! Seu local de votação mudou. Nesse pleito você votará em um local diferente.” Clicando em “Ver Novo local” será possível descobrir o local atual.
O app pode ser baixado para smartphone ou tablet nas plataformas iOS ou Android até as 23h59 do sábado, dia 28/11. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais.