domingo, 23 de junho de 2024

3 serviços relacionados a ligação de energia que talvez você não saiba o jeito certo de solicitar

Conhecer sobre seus direitos e deveres como consumidor é fundamental para ter uma boa relação com a Distribuidora de energia elétrica. Saber quais os serviços oferecidos e os canais de atendimento, por exemplo, é de grande importância para entender como proceder diante de alguma necessidade. Por isso, a Equatorial Maranhão está sempre realizando melhorias em seus canais de atendimento e hoje já oferece mais de 30 serviços, que podem ser solicitados pelo titular da conta de energia sem precisar sair de casa, por meio da sua agência virtual, no www.equatorialenergia.com.br.

De acordo com o Gerente de Relacionamento com Clientes da Equatorial Maranhão, Rainilton Andrade, dentre os serviços mais comuns em relação a energia elétrica estão: religação, reativação e ligação nova. “Os clientes acessam nossos canais de atendimento em busca de ligação de energia, mas muitas vezes não conhecem as regras do setor elétrico e nem sempre entendem como escolher o serviço adequado para sua necessidade e situação”, pontuou Andrade.

“O fato de existir medidor de energia no local faz diferença no tipo de serviço a ser escolhido para ligar a energia de um imóvel. Por isso a gente sempre explica aos clientes, e deixa descrito no site, o que cada serviço caracteriza”, destacou Andrade.

Entenda a diferença entre ligação nova, reativação e religação

A ligação nova deve ser solicitada para os imóveis que nunca tiveram ligação de energia anteriormente. Trata-se da conexão da energia para uma residência ou estabelecimento que não tem e nunca teve medidor de energia. Pode ser solicitado pelo site ou presencialmente e é de suma importância que o cliente monte o padrão (conjunto de instalações que irão receber o medidor) antes de solicitar a energia. As informações sobre a correta montagem do padrão e os documentos necessários podem ser encontrados no site da Distribuidora. O prazo para a realização do serviço é de até 05 dias úteis.

E a reativação de energia é quando o imóvel já teve ou tem um medidor de energia desativado (desligado). Este tipo de situação, geralmente, ocorre quando o antigo morador solicitou um desligamento de energia porque saiu do imóvel. Em casos assim, quando o novo inquilino ou dono se mudar para o local e perceber que há ou já houve consumo de energia, ele precisa identificar o número da conta contrato anterior e abrir o procedimento pelo site ou em uma das agências de atendimento da Distribuidora, com prazo de execução em até 5 dias úteis.

A religação de energia deve ser solicitada apenas para os casos em que a energia foi suspensa (cortada). Assim que o cliente quitar os débitos, deve entrar em contato com a Distribuidora para solicitar o serviço. O prazo para atendimento é de até 24 horas após a solicitação. Esse serviço pode ser solicitado também via WhatsApp, conforme destaca Rainilton Andrade. “A Clara, atendente virtual da Equatorial, já está apta a solicitar o serviço de religação quando acionada pelo titular da conta contrato. Então, é importante que os clientes tenham salvo o contato da Clara (98) 2055-0116, para solicitar rapidamente a religação. Vale destacar que ela também atende os serviços de falta de energia, segunda via, código de barras para pagamento, consulta de débitos e cadastro na tarifa social baixa renda”, ressalta.

– Publicidade –

Outros destaques