Índice de Atividade Econômica do Brasil tem queda em agosto

Instituições financeiras elevam estimativa de inflação para 8%
Edifício-sede do Banco Central no Setor Bancário Norte, em lote doado pela Prefeitura de Brasília, em outubro de 1967

Os mercados internacionais reagiram positivamente com o início de divulgações dos resultados do 3º trimestre das empresas americanas. O Ibovespa fechou em alta de 1,29%, aos 114.647 pontos. Na semana, o índice acumulou alta de 1,61%, mas no acumulado de 2021 continua negativo em 3,67%.

O Banco Central do Brasil (BACEN) divulgou o seu Índice de Atividade Econômica, o IBC-BR reúne as informações do nível de atividade dos três setores da economia: agropecuária, indústria e serviços. E também considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). O IBC-BR apresentou uma leve queda de 0,15% em AGOSTO na comparação com o mês anterior. Já no acumulado de 2021 apresenta alta de 6,41% e nos últimos 12 meses apresentou ganho de 3,99%.

O diretor de Política Monetária do Banco Central falou sobre o choque temporário de demanda, alta nos preços de alimentos e energia, que refletem na inflação. Também sinalizou o fluxo de entrada menor de dólares ao se comparar aos volumes exportados e isso também pressiona a taxa cambial. Além, de ter às incertezas do cenário político, mas o banco central aumentou a sua oferta de dólares para deixar a sua cotação menos volátil em consequência desses fatores.

Com o fechamento do 3º trimestre, algumas empresas brasileiras com desvalorização excessiva podem iniciar movimento de recuperação. Aí entra, as empresas de meios de pagamentos, bancário e varejo.

– Publicidade –

Outros destaques