Na quarta feira de cinzas, o mercado internacional reagiu positivamente com a exposição do presidente americano Joe Biden com o plano de incentivos e atração das indústrias ao território americano, complementando o plano de infraestrutura. Além disso, reforçou a parceria com a OTAN e aliados para isolar economicamente a Rússia com intuito de por fim na guerra.
No Brasil, o Ibovespa vem apresentado um resultado melhor que o mercado externo, mesmo com inicio da guerra, que está trazendo como consequência a elevação nos preços das principais commodities, como petróleo, minério de ferro, aço, grãos, proteínas animais, celulose e entre outras.
As empresas listadas na nossa bolsa B³ são 40% ligadas às commodities, com isso, temos uma procura maior dos investidores estrangeiros, trazendo um maior fluxo de entrada de dólar no país, derrubando a sua cotação que fechou em queda de 0,94%, cotado aos R$5,10. O Ibovespa teve alta de 1,8%, aos 115.173 pontos.
Mas alertamos que essas valorizações nas commodities deveram pressionar a inflação no Brasil e no mundo. O reflexo da alta do barril de petróleo, que já bateu os US$114, terá um efeito maior em nossa economia devido a nossa incapacidade de refino, tendo que importar os combustíveis como gasolina e diesel para atender o mercado interno.
Wagner Matos – economista