O Deputado Federal Rubens Júnior anunciou, nesta quinta-feira (03), sua desfiliação do PCdoB, partido no qual permaneceu por 13 anos. Rubens até agora não se pronunciou sobre os novos rumos de sua carreira politica neste ano eleitoral.
Há pouco tempo em entrevista aos Analistas, o deputado foi questionado sobre uma possível migração para o Partido Progressista (PP), a resposta foi redundante, porém não negou a possibilidade. Em resposta Rubens Junior disse que recebeu convite de mais de 10 partidos, mas não havia no momento nada decidido, e não negou o convite feito pelo Presidente do PP no Maranhão , André Fufuca.
Durante a entrevista Rubens ainda destacou o apoio integral por parte do Progressistas, durante o governo Dino e que no âmbito estadual os partidos andam alinhados. Também disse que o deputado André Fufuca em nome do PP sinaliza apoio a Carlos Brandão, atual vice de Flavio Dino, para o governo do estado.
Segue a íntegra da nota:
“Hoje me desfilio do PCdoB. É para mim, acima de tudo, um dia de agradecimento.
Agradeço a oportunidade de ter construído uma trajetória de lutas a favor do nosso povo, nesses mais de 13 anos em que tive a honra de compor os quadros do partido.
No PCdoB lutei todos os justos combates. Sempre fui leal e ajudei com orgulho a liderar, na Assembleia Legislativa do Maranhão, um processo histórico de mudança dos rumos do nosso Estado, sempre defendendo as pautas populares. No PCdoB me elegi deputado estadual e federal duas vezes, fortalecendo a coerência, enfrentando com clareza e disposição as tentativas de retrocesso no Brasil, ao me opor firmemente aos governos Temer e Bolsonaro.
Sou profundamente grato à militância do PCdoB, sobretudo pelo firme apoio nas eleições de 2020. Jamais esquecerei a liderança do presidente do partido, deputado Márcio Jerry que, ao lado da UJS, da UNEGRO, da UBM, da CTB e de tantos outros movimentos sociais carregaram a bandeira da nossa candidatura na reta decisiva da campanha.
Agradeço especialmente ao governador Flávio Dino, que me motivou a ingressar no partido, me inspirando a superar os muitos desafios em nome da causa progressista, à favor dos que mais precisam.
Neste momento de muitas transformações no sistema eleitoral, a decisão de mudança partidária é motivada pelas indefinições no sistema de Federações Partidárias.
Mudo de partido, mas não mudo de lado, mantendo a coerência política e os mesmos ideais. Apoio firmemente a eleição de Flávio Dino ao Senado e a de Carlos Brandão ao Governo do Estado. Tenho a total convicção de que ambos representam o melhor caminho para o Maranhão. No campo nacional, fortaleço ainda mais a minha disposição para lutar contra o obscurantismo bolsonarista, apoiando a pré-candidatura do presidente Lula.
Este é um momento que requer de todos nós atenção, paciência e reflexão, tendo a certeza de que a mudança partidária fortalecerá as justas causas do nosso grupo político.
Em 2014 mudamos os rumos do Maranhão. Com o governador Flávio Dino aproximamos as políticas públicas dos que realmente precisavam do apoio do Estado.
Em 2022 a luta é para garantir que esse firme legado se mantenha e se amplie. Para isso, todos temos que fortalecer nossas convicções, reorganizar nossas formas de luta, afirmando nosso compromisso com o que é justo, sem jamais esquecer de onde viemos e dos ideais que representamos.
Muito obrigado, PCdoB!
Rubens Pereira Júnior – Deputado Federal