O 12 de maio foi instituído como Dia Internacional da Enfermagem em homenagem ao nascimento de Florence Nigthingale, em 1820, considerada pioneira da enfermagem moderna. No Brasil, a celebração também homenageia Ana Néri, primeira mulher a se alistar voluntariamente em combates militares.
De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren), são 69.317 profissionais da Enfermagem, sendo eles Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem no estado. O presidente do Conselho parabeniza os profissionais neste dia e fala sobre o piso salarial: “A Enfermagem de maneira geral avança com a aprovação do piso salarial da categoria em breve com a PEC 11/2022 que garantirá que esses profissionais recebem seus vencimentos de forma correta”, pontua José Carlos Júnior, presidente do Coren-MA.
A Organização Mundial da Saúde estima que até 2030 o mundo tenha uma necessidade de nove milhões de enfermeiros para atingir a meta de cobertura universal da saúde. Atualmente, os enfermeiros têm possibilidades de desenvolver atividades com assistência direta ao paciente, docência, gestão hospitalar, pesquisa, empreendedorismo, entre outros.
O profissional de Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais. “Estamos presentes na docência em universidades, coordenação, liderança de equipes, gestão de unidades. Cada dia mais qualificados para o atendimento direto ao paciente”, diz Janaina Lima, coordenadora do curso de Enfermagem da faculdade Pitágoras.
A especialista fala sobre as oportunidades de emprego. “A categoria tem avançado de modo diversificado, ampliando cada vez mais suas áreas de atuação. O momento é favorável para profissionais de saúde, com vagas disponíveis e chances ainda maiores para quem prioriza a qualificação profissional”, orienta.
AÉREAS DE ATUAÇÃO:
Hospitalar: atua em diversas instituições de saúde públicas e privadas ao lado de médicos, prestando os primeiros socorros a pacientes, atualização de prontuários e administração medicamentosa.
Geriátrica: profissional especializado no atendimento de pessoas idosas. Pode trabalhar em hospitais, clínicas de repouso e asilos. Também presta atendimento domiciliar.
Emergencial: atua em prontos-socorros e unidades de atendimento de urgência e emergência.
Cirúrgica: O enfermeiro prepara os pacientes, explica os procedimentos, testa os equipamentos que serão utilizados, esteriliza os instrumentos, sendo responsável também pelos procedimentos pós-operatórios.
Enfermeiro Obstetra e Obstetriz: atua na assistência às gestantes, parturientes, puérperas e recém-nascidos nos Serviços de Obstetrícia, Centros de Parto Normal e Casas de Parto e demais locais onde ocorra essa assistência.
Resgate: atende vítimas no local de acidentes ou calamidades. Integra equipes de salvamento para prestar os primeiros socorros, analisar as condições dos pacientes e transportá-los de maneira segura até um hospital.
Domiciliar: presta assistência na casa dos pacientes. Realiza os mesmos serviços como se estivesse em um hospital, mas sem todos os equipamentos e rotinas destes ambientes.