Entre os dias 25 e 28 de julho, a Polícia Civil do Maranhão deflagrou uma operação batizada de “Baixa Travessia”, contra o roubo de energia através de medidores fraudados em cinco municípios do interior do estado.
A operação foi deflagrada pelo Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC) com apoio da Perícia Oficial e da Companhia Equatorial Maranhão. No total, cinco pessoas foram presas e levadas às delegacias para prestarem mais esclarecimentos.
Os alvos da operação foram endereços nas cidades de Maracaçumé, Governador Nunes Freire, Centro do Guilherme, Pinheiro e Luís Domingues, onde as equipes policiais identificaram fraudes nos medidores de energia. No município de Centro do Guilherme, a operação conseguiu apreender 03 transformadores de garimpos clandestinos. Os proprietários não foram encontrados.
Em outro alvo, na cidade de Luís Domingues, a operação policial chegou até a casa do presidente da Câmara Municipal da cidade, onde foi identificada uma fraude e uma dívida de mais de R$ 30 mil com a Companhia de Energia. O responsável não foi encontrado em casa, mas a energia no local foi desligada.
Na chácara do irmão do prefeito de Turilândia, a Polícia Civil encontrou materiais pertencentes à Equatorial Maranhão, oriundos de furto como poste, transformador e cabos de energia.