quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Petróleo causa baixa nos mercados internacionais e alta no mercado interno

A decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) de cortar a produção de petróleo fez com que os mercados internacionais fechassem a quarta-feira (5) em baixa. No Brasil, o Ibovespa se descolou do movimento de baixa internacional e fechou com alta de 0,83%, aos 117.198 pontos, impulsionada pelas valorizações das ações das petrolíferas que reagiram com a valorização do barril de petróleo.

No Maranhão, a decisão em primeiro turno para o governo do Estado alimentou a perspectiva de melhora para a economia. Posso destacar dois setores de que poderão trazer resultados de curto prazo no quesito de emprego e renda, tanto no setor formal e informal. Esses setores são: o turismo e o agronegócio.

O turismo com o potencial da atratividade cultural local e suas belezas naturais; e adicionando um trabalho de recuperação das rodovias e uma reestruturação na segurança pública das regiões turísticas, teremos um excelente resultado no curto prazo.

No agronegócio temos um movimento intenso de produtores de grãos de outros Estados, que estão fazendo estudos de investimentos e adquirindo terras para expansão do cultivo de grãos. Tudo isso, pelo perfil do governador que garantiu a sua eleição. Um perfil com visão empresarial e com origem do agronegócio, que desperta o interesse do setor privado que gera emprego, renda e arrecadação de impostos, que, futuramente, podem ser reinvestidos em políticas públicas.

Wagner Matos – economista

– Publicidade –

Outros destaques