Um homem de 39 anos foi preso em flagrante por estelionato, nesta segunda-feira (17), no bairro da Vila Palmeira, em São Luís, após simular o próprio sequestro. A Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) informou que o homem teria enviado para a família, fotos dele amordaçado e com as mãos amarradas fingido ser os supostos sequestradores que exigiam dinheiro.
A Polícia Civil do Maranhão tomou ciência do caso ainda na manhã desta segunda, após a família da suposta vítima procurar a Delegacia de Polícia, onde relatou que o homem seria funcionário de uma empresa de mineração e que nas horas vagas exercia a profissão de motorista de aplicativo. Em depoimento, a família informou que a suposta vítima teria pego uma corrida, ocasião essa, em que foi sequestrada.
Diante das informações, equipes do Grupo de Resposta Tática (GRT) e do Departamento de Combate ao Roubo a Instituições Financeiras (DECRIF), ambos vinculados a SEIC, saíram em diligências no intuito de localizar o veículo, bem como a suposta vítima. Os policiais conseguiram, localizar o veículo em uma via do bairro da Vila Palmeira e, em seguida, encontraram a suposta vítima em um restaurante.
Já na sede da SEIC, em São Luís, o preso disse em depoimento que simulou o próprio sequestro, pois precisava do dinheiro para quitar dívidas. A família chegou a enviar algumas quantias em dinheiro para os supostos sequestradores. O valor de R$ 1.000 ainda chegou a ser sacado pelo preso. O suspeito foi levado ao Complexo Penitenciário de São Luís.