terça-feira, 30 de abril de 2024

Palestra sobre o Líbano

Mônica de Lucca, presidente do Círcolo d´Itália, Jorge Rachid Maluf (palestrante), Carlos Nina, José Augusto Oliveira, Francisco Da Terra e Mario Cella

O desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf falou sobre a Líbano e a Colônia Libanesa no Maranhão na reunião do Rotary Club São Luís Praia Grande nesta quinta-feira (10/11/2022). Após a palestra o Clube ofereceu aos associados e convidados um almoço à base da culinária libanesa.
A palestra faz parte da parceria do Rotary Club São Luís Praia Grande com o Projeto Convívio Intercultural, movimento informal criado por Carlos Nina e Francesco Cerrato e que reúne, em grupo de WhatsApp imigrantes e descendentes de imigrantes.

A iniciativa teve o incentivo e o apoio de Mario Cella e logo contou com o apoio de Abraão Valinhas Júnior e José Maria Alves da Silva (descendentes de portugueses), Najla Maluf, Jorge Rachid Mubárack Maluf, Malba Maluf Batista, Silvia Jorge Dino (descendentes de libaneses), dentre outros descendentes de outras nacionalidades.

A parceria com o Projeto Convívio Intercultural já havia levado ao RC SLZ Praia Grande o cônsul honorário da Itália no Maranhão, Francesco Cerrato, para falar sobre a Itália, levou agora o desembargador Jorge Rachid para falar sobre o Líbano.

Carlos Nina pretende levar para o Rotary palestras sobre outros países que estão representados no Convívio Intercultural e acredita que Silvia Dino, que integra o Convívio Intercultural e o sucederá na presidência do Clube a partir de julho de 2023, dará continuidade à programação.
Em sua palestra sobre o Líbano Jorge Rachid destacou a resistência dos libaneses às tentativas de dominação que o povo sofreu ao longo de sua história e a convivência pacífica dos crentes de religiões distintas, cujos templos ladeiam-se em praça pública.
O desembargador Jorge Rachid falou também dos libaneses no Maranhão, citando os inúmeros imigrantes que se instalaram no Estado, constituíram famílias e tem contribuído nas diversas áreas das atividades do Estado.

Convidados, participaram da reunião a presidente do Círcolo d´Itália, Dra. Mônica de Lucca, representando o cônsul honorário da Itália no Maranhão, Francesco Cerrato, o presidente da Assoaciação dos Rotarianos do Maranhão, Francisco da Terra, o professor Mario Cella, ex-presidente do Rotary Club São Luís Praia Grande e membro do Convívio Intercultural, e Najla Buhatem Maluf, também do Projeto Convívio Intercultural. A palestra do desembargador Jorge Rachid será disponibilizada no site do Rotary Club São Luís Praia Grande.

Adriana Guimarães, Hildenê Bastos, Silvia Dino e Najla Maluf ladeando o palestrante

– Publicidade –

Outros destaques