quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

SENAI-MA lança edital com mais de 500 vagas de cursos técnicos gratuitos  

O processo seletivo de acesso aos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio integra o Programa SENAI de Gratuidade Regimental. Estão sendo oferecidas 541 vagas distribuídas em 10 cursos nos Centros de Ensino Profissional e Tecnológico do SENAI em Balsas, Bacabal, Caxias, Imperatriz, Rosário e São Luís.  As inscrições podem ser realizadas de 04/01/2023 a 11/01/2023 por meio do link https://www.fiema.org.br/senai, em etapa única, e o resultado publicado no dia 16 de janeiro.  

As 541 vagas são 100% gratuitas e destinadas a pessoas com baixa renda, preferencialmente, trabalhador – empregado ou desempregado – matriculado ou que tenha concluído a Educação Básica. As inscrições serão online e acontecem de 04/01/2023 a 11/01/2023. Para se inscrever é necessário anexar o Histórico Escolar do Ensino Fundamental II da Educação Básica, RG e CPF, além de preencher as informações solicitadas no formulário. Serão utilizadas como critério de seleção as notas de matemática e português da antiga 8ª série ou atual 9º ano.  

Todos os cursos são na modalidade Técnico de Nível Médio, presencial ou semipresencial, em diferentes turnos. Para o SENAI de Balsas e de Rosário estão sendo oferecidas 25 vagas em cada unidade para o curso de Técnico em Informática para Internet. Em Bacabal são 25 vagas para Técnico em Edificações. Em Imperatriz, as 55 vagas são para Técnico em Edificações (30) e Técnico em Eletromecânica (25).  

Em São Luís há oferta de 165 vagas no total. No SENAI Distrito Industrial, na BR-135, há vagas para Técnico de Segurança no Trabalho (60) e Técnico em Edificações (25). Já no Raimundo Franco, no Monte Castelo, os candidatos podem se inscrever para Técnico em Redes de Computadores (40) e Técnico em Eletrônica (40).  

Em Caxias está concentrado o maior número de vagas: 246. Elas estão distribuídas em: Técnico em Eletroeletrônica (duas turmas com 25 e 50 vagas), Técnico em Eletromecânica (21), Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (25), Técnico em Segurança no Trabalho (duas turmas com 35 e 40 vagas), Técnico em Eletrônica (25) e Técnico em Eletrotécnica (25).  

A seleção será em etapa única, de caráter classificatório e eliminatório. Serão considerados aprovados os candidatos com notas iguais ou superiores a 6.0 em cada uma das duas disciplinas. Como critérios de desempate serão usadas a nota de matemática, a de português e o candidato mais velho, nesta ordem. O resultado será divulgado dia 16 de janeiro e as matrículas efetuadas entre 17 e 20/01. No ato da matrícula, o aluno ou seu responsável legal (caso o estudante tenha menos de 18 anos) terá que assinar autodeclaração de baixa renda escrita de próprio punho.  

Luciene Marzano, coordenadora de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do SENAI-MA, explicou que as vagas foram disponibilizadas de acordo com a demanda das indústrias em cada região e que no ano passado foram ofertadas quase 4 mil vagas gratuitas para os cursos técnicos.  

– Publicidade –

Outros destaques