sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Podcast “Conexão APAE” debateu “Síndrome de Down: Diagnóstico, Tratamento e Inclusão”

Um amplo debate em forma de bate papo e muita informação de qualidade marcou o Dia Internacional da Síndrome de Down, dia 21 de março, na APAE de São Luís.

Um time multidisciplinar participou da transmissão ao vivo desse, que foi o primeiro episódio do podcast “Conexão APAE”. A Presidente da Apae de São Luís Arionildes Silva e Silva fez um relato comovente como mãe de uma menina com síndrome de down, a sua amada Leninha, que hoje tem 42 anos e desde os 14 anos conta com a assistência da APAE de São Luís. Ela contou como foi descobrir ainda na maternidade a condição especial da filha, os erros e acertos de tratamentos e o amor que tudo ameniza: “O amor tudo supera”, disse ela.

Também participaram do debate “Síndrome de Down: Diagnóstico, Tratamento e Inclusão” a médica geneticista Dra. Juliana Doriqui e a gestora da APAE de São Luís Christiane Diniz, com mediação do jornalista Gabriel Bartowski.

Segundo a Dra. Juliana não há uma causa específica que provoque a Trissomia 21, que é o termo mais moderno e mais correto referente à Síndrome de Down. Ela explicou que trata- se de uma condição genética, definida por um cromossomo 21 extra nas células do corpo.

Sobre o diagnóstico, ele pode ser feito na fase do pré-natal durante a gravidez, através do ultrassom morfológico que avalia a translucência nucal, medida na região da nuca do feto, ajuda a estimar a presença da síndrome; que só é confirmada com os exames de amniocentese e biópsia do vilo corial. Após o nascimento, um exame clínico do cariótipo (estudo dos cromossomos) pode comprovar a Síndrome de Down.

Contudo, o desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down está ligado diretamente ao estímulo e incentivo que recebem, principalmente nos primeiros anos de vida. E foi sobre essa assistência multidisciplinar tão importante que a APAE de São Luís oferece às famílias de crianças com Trissomia 21 que a gestora da entidade Christiane Diniz falou nessa entrevista, detalhando toda a assistência nos eixos de reabilitação e educação que a APAE de São Luís oferece gratuitamente.

Essas e outras informações importantes podem ser conferidas na íntegra da entrevista “Síndrome de Down: Diagnóstico, Tratamento e Inclusão”; no canal da APAE de São Luís no YouTube, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=8D-4sSCGOgM.

– Publicidade –

Outros destaques