O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou Ricardo Lewandowski como novo ministro da Justiça e da Segurança Pública nesta quinta-feira (11). O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) assumirá o cargo no lugar de Flávio Dino, que ocupará uma das cadeiras da corte a partir de fevereiro.
Lewandowski vai assumir oficialmente em 1º de fevereiro. Por motivos particulares, ele não inicia os trabalhos na pasta de maneira imediata. “Eu sabia das atividades privadas dele [Lewandowski], conheço a família dele. Ganha o Ministério da Justiça, ganha o Supremo, ganha o povo brasileiro”, disse Lula durante o anúncio. “Quando eu indico uma pessoa, indico por uma relação de confiança”, completou.
Na cerimônia, não foi dito sobre mudanças em outros cargos dentro do Ministério da Justiça ou nas chefias da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ainda não há qualquer entendimento sobre o futuro de Cappelli, número 2 da pasta durante a gestão Dino. Ele já disse que não aceitará ser rebaixado.