No Maranhão, 77% dos estudantes aprovados no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2024 são oriundos de escolas públicas, conforme divulgado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), na quinta-feira (11). O exame estadual deste ano, que contou com 4,8 mil candidatos aprovados, indica uma evolução abrangente na qualidade da educação pública no Maranhão, uma conquista significativa para o sistema educacional estadual.
O alto índice de aprovação de alunos da rede pública estadual aponta um crescimento na qualidade do ensino no Maranhão, reflexo de programas como o Escola Digna, que têm visado proporcionar oportunidades e estruturas igualitárias de ensino, além da aplicação de metodologias inovadoras que fortalecem os laços entre educadores e estudantes, na contribuição para um ambiente educacional mais engajador e eficaz.
A ex-aluna do Centro Estadual Barjonas Lobão, Jamilly do Vale Lopes, aprovada Paes 2024 para licenciatura em Letras, destaca que a aplicação da Pedagogia da Presença na escola estadual foi uma grande contribuição para o êxito. A metodologia busca estabelecer vínculos entre estudantes e os educadores, resultando em mais atenção escolar, consideração, respeito e reciprocidade.
“Eu estudei no 2º e 3º ano, aqui no Centro Estadual Barjonas Lobão, e hoje, fui aprovada no Paes Uema 2024, no curso de licenciatura em Letras. É algo muito gratificante para mim, aqui na escola, a gente tem a Pedagogia da Presença, em que os professores souberam aplicar muito bem. Isso fez com que eu chegasse onde eu estou agora”, pontuou Jamilly.
Com entusiasmo, o governador em exercício, Felipe Camarão, comemorou o triunfo da educação da rede pública estadual e enfatizou que esse resultado provém de um forte trabalho que vem sendo desenvolvido desde a gestão Dino/Brandão, a exemplo do programa Escola Digna. Na ocasião, o também secretário de Estado da Educação felicitou os alunos e enalteceu os esforços dos professores e professoras dos 217 municípios maranhenses.
“Vejam, foram 77%. Quase 80% das pessoas que ingressaram e foram aprovadas no vestibular da Uema e UemaSul, estudaram nas escolas públicas da rede estadual. Isso é fruto de muito esforço, trabalho e dedicação. Eu e o governador Carlos Brandão temos muito orgulho desses números. O nosso Ideb tem crescido, o nosso desempenho tem melhorado, inclusive no Enem, que foi maravilhoso. Nós teremos mais ingressantes nas universidades federais e particulares. Nós só queremos parabenizar os estudantes e professores do nosso Maranhão”, afirmou Camarão.
Aprovada em 5º lugar no Paes para o bacharelado em Filosofia, Alice Silva de Oliveira compartilha grande parte do sucesso com os professores que dedicaram tempo e a incentivaram ao ingresso no Ensino Superior.
“Os professores foram muito importantes para a minha aprovação no Paes Uema, por conta de todo o incentivo e dedicação a mim. Eles trouxeram palestras sobre profissões e muitas outras coisas que ajudaram a construir, de uma forma acadêmica, um incentivo para que eu pudesse cursar Filosofia na Uema, onde eu passei em 5º lugar. Estou extremamente feliz em relação a isso. O maior incentivo dos professores aconteceu pelo fato de a gente ser de escola pública, eles sabem da dificuldade em conseguir, então, é uma vitória muito grande”, enfatizou Alice.
Aprovada no Paes para bacharelado em Biologia, Ana Clara Prazeres destaca que o apoio da escola e o desenvolvimento de projetos de apoio ao aluno foram essenciais à conquista da vaga. “Tive muito apoio dos professores, todo o incentivo que aconteceu desde o primeiro ano, também no projeto de vida e sobre conhecer o que a gente quer para a vida. Foram muitos projetos e apoios da própria escola para que a gente alcançasse os nossos objetivos”, disse a aprovada.