Nesta segunda-feira (29), às 15h, o governador Carlos Brandão irá anunciar e apresentar oficialmente, no auditório do Palácio dos Leões, o projeto de Requalificação Urbana da Praça do Sol, localizada na Ponta d’Areia, em São Luís. Com duração prevista de 10 meses, a intervenção visa resgatar uma área que há muito tempo foi descaracterizada por ocupações irregulares e falta de infraestrutura.
A iniciativa surge como resposta à necessidade de transformação dos espaços urbanos para promover ambientes mais seguros, inclusivos e sustentáveis. Para isso, estão previstas ações em frentes como contenção, acessibilidade, ocupação e uso, além de identidade e memória.
A proposta inclui a construção de uma estrutura robusta de contenção, utilizando paredes de concreto armado suportadas por pilares contrafortes, visando garantir estabilidade e segurança. A intervenção prioriza a acessibilidade, com a remoção de barreiras arquitetônicas e a instalação de rampas, pisos táteis e sinalização adequada para garantir o acesso de todos, independentemente de suas capacidades físicas.
O projeto visa disciplinar o uso das áreas públicas, substituindo ocupações irregulares por espaços diversificados, como uma nova “Passarela do Coco”, uma “Praça de Alimentação” pública, academias ao ar livre, playgrounds, um pet-park público, mirantes seguros, estacionamento público e uma área de tratamento de resíduos.
A requalificação da Praça do Sol buscará, ainda, valorizar a identidade cultural maranhense, resgatando a figura lendária da Sereia da Ponta d’Areia. Esta iniciativa estadual visa preservar a memória coletiva e fortalecer a diversidade cultural da região.