Foi decidido em Assembleia do Sindicato dos Rodoviários, ocorrida na tarde dessa quinta-feira (8), que a categoria permanecerá em “estado de greve”, mas por enquanto não haverá paralização. “Nós não temos nenhuma intenção de fazer greve nesse momento, pois sabemos que uma paralisação prejudica a população, assim como a violência” esclareceu o presidente Iasias Castelo Branco.
O Sindicato dos Rodoviários firmou acordos com a Segurança Pública do Estado para minimizar a violência. Somente nesse ano, sete pessoas já violentadas em assaltos a coletivos, sendo que destas cinco morreram.
Ficou decidido que o Sindicato junto com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luis (SET) e as policias Civil e Militar iniciarão um mapeamento de áreas que são consideradas de risco. A primeira região a ser monitorada será a Praia Grande, já na terça-feira da próxima semana. As operações Catraca e Corredores Seguros já foram intensificadas.
Além destas ações, foi disponibilizado um número exclusivo do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) para atender a classe, do qual apenas motoristas, cobradores e funcionários internos das empresas terão acesso. Em qualquer situação de risco, eles poderão acionar a polícia com prioridade.
Essas reuniões entre trabalhadores, empresários e a Segurança Pública do Estado acontecerão mensalmente. A Secretária Municipal de Trânsito e Transporte passará a fazer parte do plano de ações, atuando dentro dos terminais de integração. Além disso, 157 criminosos, identificados como assaltantes de ônibus, serão investigados individualmente.