A Equatorial Maranhão, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MA), promoveu a Aula Inaugural de mais uma turma da Escola de Eletricistas, na última sexta-feira (19), a primeira de 2024, com 25 alunos na cidade de São Luís. O sucesso do programa é tanto, que houve mais de 2.500 inscritos no processo de seleção dessa turma.
Cenira Lima, de 32 anos, foi aprovada e não esconde a alegria por essa oportunidade de mudança de vida com uma nova carreira. “Fiquei muito feliz com minha aprovação e, mesmo sendo uma área ainda vista como masculina pela sociedade, estou muito animada em poder aprender uma nova profissão. Vou agarrar essa oportunidade com todas as minhas forças para crescer muito. Sei que é só o começo de uma grande jornada e sou muito grata a Equatorial Maranhão. O conhecimento abre portas”, disse emocionada a nova aluna do Programa, Cenira Lima.
A Escola de Eletricistas existe desde 2022, tem como objetivo capacitar e preparar profissionais para o mercado de trabalho no setor elétrico, e continua a expandir suas atividades, promovendo a inclusão social, o desenvolvimento técnico e profissionalizante de muitos maranhenses, juntamente com a expertise do Senai-MA.
A qualificação possui carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112 horas de curso comportamental, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, comunicação e relacionamento interpessoal. O Programa tem duração aproximada de quatro meses e, durante este período, a Equatorial Maranhão irá ofertar uma ajuda de custo mensal para auxiliar os alunos na conclusão da formação.
O Programa é parte de um compromisso maior do Grupo Equatorial, alinhado com a agenda ESG, e que visa promover o desenvolvimento socioeconômico do estado e contribuir com a mudança de vida das pessoas nos territórios onde atua. A aula inaugural da primeira turma de 2024 ocorreu na sede da Equatorial Maranhão e contou com a presença dos alunos, do Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, e do Diretor Regional do Senai– MA, Raimundo Arruda.
“Nosso objetivo, além de fornecer energia elétrica de qualidade, é também criar oportunidades para que nossa comunidade possa crescer e prosperar. Nada melhor que a oportunidade de se capacitar para trabalhar em um segmento em crescimento, como é o setor elétrico. Desejamos boa sorte a todos os alunos e que aproveitem muito as aulas com os professores do Senai-MA, nosso grande parceiro nesse projeto vitorioso”, declarou o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio.
Para o diretor do Senai-MA, Raimundo Arruda, a parceria com a Equatorial é estratégica e muito importante. “Essa parceria é fundamental para o Maranhão porque estamos capacitando pessoas e promovendo a inclusão desses alunos no mercado de trabalho. A Equatorial tem um papel fundamental na oferta de empregabilidade para mais maranhenses e demonstra essa missão através da parceria junto ao Senai-MA na Escola de Eletricistas”, declarou Raimundo Arruda.
A alta empregabilidade dos egressos da Escola de Eletricistas é uma realidade. Ana Leia Dutra foi aluna do programa em 2023 e, em poucos meses de formada, conquistou um emprego na Equatorial Maranhão. “Eu tenho 22 anos e sou eletricista de média e baixa tensão, formada pelo programa. Faço parte do quadro da Equatorial e trabalho na equipe de manutenção dentro das subestações. Esse curso realmente te direciona bem para o mercado de trabalho, pois tanto oferece uma prática robusta, como te ensina questões comportamentais importantes. Terminei o curso em outubro de 2023, já em dezembro fui contratada e estou adorando a experiência. Quero seguir crescendo nessa carreira, pois tenho em meu pai, que é eletricista de alta tensão, minha maior inspiração. Ele sempre me estimulou muito e quero abrir portas para mais mulheres nessa área” informou a eletricista da Equatorial, Ana Leia Dutra.
O Diretor Administrativo da empresa DPL Construções, Pedro Igor Pinho Fonseca, elogiou a Escola de Eletricistas que, segundo ele, tem sido relevante na formação de novos profissionais para o setor elétrico. “Esse programa tem sido fundamental para capacitar mais profissionais para ingressarem no mercado de trabalho. As empresas do setor elétrico, como a DPL, precisam muito de profissionais bem qualificados. Parabenizamos a Equatorial por essa iniciativa” disse ele.
Luiza Neves, Coordenadora da Escola de Eletricistas ressalta o crescimento do programa desde a sua implantação. “Esse projeto nasceu em 2022, já com o objetivo de potencializar a empregabilidade e a inserção dos alunos nesse mercado de trabalho do setor elétrico, no qual há escassez de profissionais qualificados. Até o momento, já formamos mais de mil eletricistas e, este ano, vamos ofertar 600 vagas nos estados de concessão da Equatorial (MA, PI, PA, AL, GO e RS). Estamos em plena expansão e contribuindo com o desenvolvimento social dos territórios onde atuamos”, resumiu a Coordenadora da Escola de Eletricistas, Luiza Neves.
Sobre o Programa Escola de Eletricistas
O programa integra a plataforma E+, idealizado pela Equatorial Maranhão, que já formou mais de mil alunos como Eletricistas de Rede de Distribuição de Energia Elétrica.
Na edição de 2024, o Programa foi ampliado para mais municípios, totalizando 21 cidades onde serão realizadas turmas de formação e qualificação profissional nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul e Goiás, resultando em mais de 8 mil inscritos interessados em participar do programa.
O projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o de número 4 que visa promover educação de qualidade e é um dos objetivos prioritários do Grupo Equatorial. Também atende aos Objetivos 1 (erradicação da pobreza), 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (redução das desigualdades).