O nadador brasileiro Gabrielzinho, que conquistou três ouros na capital francesa, foi citado no discurso de Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador.
A cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 aconteceu na tarde deste domingo (8), no Stade de France, diferentemente da abertura, que teve formato inédito e não foi realizada em um estádio.
Leia mais: Paralimpíadas de Paris: com 89 pódios, Brasil termina no top 5 pela primeira vez na história
O nadador brasileiro Gabrielzinho, que conquistou três ouros na capital francesa, foi citado no discurso de Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador dos Jogos.
A festa teve, novamente, shows inclusivos e contou com dançarinos de break brasileiros. Samuel Henrique, o ‘Samuka’, e Lucas Machado, o Perninha, são deficientes e se apresentaram no set do DJ Cut Killer.
A festa começou às 20h30 no horário local (15h30 em Brasília), sob a chuva, com uma homenagem ao cantor francês Johnny Hallyday e o desfile dos atletas.
Logo no começo do evento, Emmanuel Macron, presidente da França, foi anunciado e foi vaiado por parte dos presentes. O país vive uma turbulência política. No começo de junho, Ele dissolveu o parlamento francês no começo de junho, e convocou novas eleições. O anúncio aconteceu após derrota do partido dele (REM) nas eleições do Parlamento Europeu para o partido (RN) de Marine Le Pen, política de extrema-direita.
A paralímpica foi apagada mas não pôde subir pela última vez aos céus, nos jardins do museu do Louvre, no centro da capital, por conta do mau tempo.
O evento também incluiu a passagem simbólica da tocha olímpica para Los Angeles, sede dos Jogos Olímpicos de 2028.