Começou no último domingo (01) o Novembro Azul, uma campanha que visa orientar e conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata, que de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo.
Os números mostram que a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do Inca é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.
Os exames preventivos podem ser feitos a partir dos 40 anos. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção o mais cedo possível, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.
Um dos sintomas do câncer de próstata é urinar várias vezes à noite, em muitos casos com dor ou queimação. Também há casos de dor na região pélvica, nas costas ou mesmo na parte superior da coxa.
Os homens também têm que se preocupar a outro tipo de câncer: o de pênis, doença que apresenta maior incidência em pessoas a partir dos 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens. Essa doença está relacionada às baixas condições socioeconômicas e de instrução, à má higiene íntima e a homens que não se submeteram a cirurgia de fimose.
De acordo com dados das autoridades de saúde, esse tipo de tumor acomete 100 mil homens em todo o mundo e representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem a população masculina no Brasil, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste. A doença é responsável por mil amputações de pênis por ano no país, sendo o Maranhão um dos estados de maior ocorrência.
Os exames consistem na dosagem sérica do PSA (exame de sangue) e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA. Segundo os especialistas, quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.
Quer nos enviar algum flagrante ou sugestão de reportagem? Mande uma mensagem para o portal@tvguara.com ou nosso whatsapp (98) 99103-2323.