A Inspetoria da Receita Federal em São Luís, com apoio da Divisão de Vigilância e Repressão da Receita Federal e IBAMA, apreendeu na manhã de hoje (15), no Aeroporto Marechal Cunha Machado, na capital, 1.100 quilos de bexiga natatória.
A carga tinha como destino o estado do Pará e não tinha comprovação de regularidade fiscal e ambiental. A bexiga natatória de certas espécies de peixes é usada na culinária e medicina tradicional asiática, o quilo tem alto valor comercial, o que vem atraindo a exploração predatória e ilegal.
A carga foi entregue ao IBAMA para as devidas providências administrativas, e toda a documentação será encaminhada posteriormente às autoridades policiais para a individualização das condutas e a responsabilização criminal dos envolvidos.
A Receita Federal monitora e está sempre atenta e trabalha com precisão no combate aos ilícitos para desarticulação do crime organizado, reforçando seu compromisso com a proteção ambiental ao atuar incansavelmente no combate aos crimes contra a fauna e flora.