sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Decisão sobre retorno do horário de verão sai nesta quarta-feira (16)

A decisão será tomada com base em um relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)

O Ministério de Minas e Energia anunciará nesta quarta-feira (16) se o Brasil voltará a adotar o horário de verão em 2024.

A decisão será tomada com base em um relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que será apresentado em reunião marcada para hoje.

Estudos divulgados pelo ONS em setembro indicaram que o retorno do horário de verão poderia trazer benefícios energéticos, especialmente para aliviar a pressão sobre o Sistema Interligado Nacional (SIN) durante o horário de pico, entre 18h e 20h.

A medida poderia adiar em até duas horas o momento de maior consumo de energia, quando a geração solar não está disponível, gerando uma economia estimada em R$ 400 milhões entre os meses de outubro e fevereiro.

o entanto, chuvas recentes e ações do governo para diminuir a vazão dos reservatórios aliviaram a pressão por um retorno imediato da medida. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou na semana passada que a adoção do horário de verão só ocorrerá se for considerada imprescindível. “É uma política global de economia de energia, mas só tomaremos essa decisão quando ficar claro que sua adoção é necessária para o país”, disse Silveira.

O anúncio oficial será feito em entrevista coletiva, prevista para às 13h30 desta quarta-feira. Caso não seja implementado em 2024, o horário de verão poderá ser retomado em 2025.

– Publicidade –

Outros destaques