A apresentadora Bela Gil, do canal GNT, ficou conhecida por seu programa de receitas naturais e pelo jeito bem peculiar de substituir os ingredientes. Embora ela apresente dezenas de pratos veganos em seu programa e, na maioria das vezes, acerte a mão nas preparações, ela também é um tanto confusa em suas declarações.
A filha do cantor Gilberto Gil diz defender a comida saudável, mas fez questão de defender o “bacon artesanal” em sua página no Facebook com quase meio milhão de seguidores. O episódio aconteceu justo quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou uma ligação direta entre esse tipo de produto e o aparecimento de tumores cancerígenos .
A mais recente declaração da apresentadora é ainda mais nociva para a conscientização e divulgação do vegetarianismo. Por décadas, grupos ligados ao vegetarianismo em todo o mundo trabalham arduamente para, aos poucos, conscientizar a sociedade sobre o que é o vegetarianismo. No entanto, até hoje muita gente pensa que vegetarianos comem peixe, entre outras inverdades. Muito dessa confusão vem justamente de declarações e atitudes de pessoas conhecidas.
Em entrevista ao jornal espanhol El País publicada nesse sábado (7), Bela Gil disse em uma só estrofe que não é vegetariana, mas que é vegetariana, só que come carne. Entendeu? Pois é. E ela continuou dizendo que podemos comer de tudo, desde que a gente saiba o que comer. Ora, se pode comer de tudo, por que precisa saber o que comer? Tem coisa que não pode, então?
“Não gosto de rótulos. Não sou macrobiótica, nem ayurveda, nem vegetariana. Sou uma vegetariana que come carne de vez em quando. Podemos comer de tudo, se soubermos quanto comer e o que comer. Se eu acordar hoje com vontade e achar que eu preciso comer carne, eu vou comer carne.” – disse a apresentadora.
Para que fique claro, uma pessoa vegetariana, por definição, não consome nenhum tipo de carne (nem peixe, camarão, lagosta etc). Nem de vez quando. Na verdade, vegetarianos não consomem nenhum produto de origem animal. Os que consomem ovos e laticínios são chamadas de ovolactovegetarianos. Mas, infelizmente, é bastante comum a atribuição do termo “vegetariano” a uma pessoa que simplesmente não consome carnes. Chamar alguém que come carne de vegetariano, no entanto, é coisa nova.
Se a pessoa consome uma alimentação vegetariana durante a semana toda, mas come carne ocasionalmente aos finais de semana, por exemplo, ela não é vegetariana. E se a pessoa come carne só no Natal? Também não é vegetariana. Essas pessoas podem dizer que se preocupam com a saúde, que quase não comem carne ou o que for, mas elas não devem dizer que são vegetarianas, porque não são.
Portanto, Bela Gil não deveria ter dito que é vegetariana nem mesmo para exemplificar que ela come comida vegetariana a maior parte do tempo, como pareceu ser sua intenção.