Em busca de pódios para o Maranhão, o piloto João Afro se prepara para encarar dois desafios eletrizantes de Rally Baja. As duas competições serão realizadas em São Paulo, no mês de novembro. A primeira é o Campeonato Brasileiro de Rally Baja, entre os dias 01 e 03, em Pardinho, interior de São Paulo. Depois, João Afro disputa a ‘UTV Cup’, no dia 09, em Arboville/ Jacareí.
Veterano em competições nacionais de rally, com muitas conquistas seja na função de piloto ou de navegador, João Afro tem se dedicado, desde o ano passado, a participar de grandes competições pelo Brasil, na modalidade Rally Baja. E ele já acumula bons resultados para o Maranhão. Atualmente, João Afro é vice-campeão Piauiense de Rally Baja e também ocupa a segunda colocação no Campeonato Cearense da modalidade.
Em busca de pódios para o Maranhão em competições nacionais de rally, o navegador João Afro foi campeão da última etapa do Brasileiro de Rally Raid, conhecido como Rally ‘Cross Country’. João Afro competiu ao lado do piloto Beco Andreotti, na categoria ‘T1/BR’. A competição foi realizada em Erechim (RS).
Agora, João Afro se prepara para encarar dois desafios eletrizantes de Rally Baja, como piloto. As duas competições serão realizadas em São Paulo, no mês de novembro. A primeira é o Campeonato Brasileiro de Rally Baja, entre os dias 01 e 03, em Pardinho, interior de São Paulo. Depois, João Afro disputa a ‘UTV Cup’, no dia 09, em Arboville/ Jacareí.
Com um calendário cheio em 2024, João Afro mantém uma sequência de bons resultados. O último pódio foi no mês de outubro, na Na função de navegador, João Afro e o equipe “X Rally Team’, foram vencedores da ’. A última etapa do Brasileiro de Rally Raid
“Eu tenho me dedicado em levar a bandeira do Maranhão em várias competições nacionais de rally e suas diversas modalidades. Cada competição é um formato e uma adrenalina diferente. E sempre aprendendo muito. Agora chegou a vez do Brasileiro de Rally Baja. Vou disputar com os melhores do país, em uma das categorias mais competitivas, a UTV 1. E, como sempre, são grandes as expectativas de pódio. Quero agradecer aos meus patrocinadores pelo apoio: Governo do Estado do Maranhão e Grupo Mateus por meio da Lei de Estadual de Incentivo ao Esporte, e Grupo Playcar. A meta é representar sempre bem o Maranhão nos mais variados grids, buscando os pódios”, disse João Afro.
Competições de Rally Baja
No Rally Baja, o piloto disputa as provas em um circuito fechado, sem auxílio de planilhas e sem ajuda de navegador. A prova é toda sinalizada por placas. E os pilotos recebem um mapa que é colocado no GPS do veículo. Então, é o próprio piloto que desenvolve a função de navegador.
Organizador do Campeonato Maranhense de Rally Baja e Rally de Regularidade, João Afro explica que o rally baja é a modalidade que mais cresce no país.
“São vários os fatores para esse crescimento. Eu digo que a adrenalina para o piloto é maior, pois ele ainda desempenha a função de navegador. Ou seja, segue o GPS sozinho, controla as zonas de radar, os limites de velocidade, enfim o desafio é em dobro. No Maranhão, já temos dois anos de sucesso do Campeonato Maranhense de Rally Baja. A competição é organizada por nós, do time Maranhão Rally.”, analisa João Afro.
No mês de novembro, de 15 a 17, o Maranhão Rally realiza o Campeonato Maranhense de Rally de Regularidade.
Já em dezembro, de 13 a 15, a organização realiza o Maranhense de Rally Baja. Nas duas competições, as categorias são carros, motos, utv´s e quadriciclos. As inscrições podem ser feitas pelo site maranhaorally.com.br