quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres acontece hoje em SL

“Mais direitos, participação e poder para as mulheres” é tema da Conferência 

 

IV Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres acontece em São Luís a partir de hoje (11) se estendendo até sexta (13). Foram realizadas três Conferências Intermunicipais, envolvendo 27 municípios. A primeira aconteceu na Região Gerais de Balsas, a segunda na Região Baixa Balsas, seguida da Conferência Intermunicipal da Região das Serras e Guajajaras. A quarta Conferência Municipal aconteceu na Região de Pericumã, no município de Pinheiro, no último sábado (7).

O evento tem como objetivo estabelecer estratégias para a efetivação de políticas públicas de igualdade para as mulheres e debater a democratização da participação das mulheres nas diversas esferas institucionais e federativas.

 

Além de fortalecer a Política Nacional e Estadual para as Mulheres, a IV Conferência tem como tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. A intenção é reforçar a efetividade do debate sobre o enfrentamento das desigualdades entre mulheres e homens, visando o desenvolvimento de sua capacidade interinstitucional com as instâncias governamentais estaduais e municipais e de políticas públicas. Essas políticas podem ser aplicadas, como por exemplo, na melhoria do atendimento de saúde, na garantia dos direitos das mulheres, através da instalação de Delegacias da Mulher e a criação de Secretarias ou Coordenadorias da Mulher nos municípios.

Participará da abertura da Conferência, além da secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, a representante da Secretária Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Aparecida Gonçalves, que é secretária de Enfretamento à Violência Contra Mulher.

 

Segundo dados do IBGE, de 2013, as mulheres representam 51,3% da população brasileira, ou seja, mais da metade. Ainda assim, a participação do público feminino na política é pequena e não corresponde à proporção de mulheres no país. Na Câmara dos Deputados, por exemplo, são apenas 47 deputadas federais, de um total de 513 políticos. No Senado, não muda muito: de 81 senadores, 10 são mulheres (entre eleitas e suplentes). Isso dá um total de apenas 9,5% de representantes femininas no Congresso Nacional.

Quer nos enviar algum flagrante ou sugestão de reportagem? Mande uma mensagem para o portal@tvguara.com  ou nosso whatsapp (98) 99103-2323. 

 

– Publicidade –

Outros destaques