Com informações da Igreja da Sé-
Os festejos em homenagem à Nossa Senhora da Vitória, promovidos pela Igreja da Sé, começam na próxima sexta-feira (13), a partir das 17h.
A programação prepara para os fiéis começa com terço meditado seguido de missa às 18h, que será celebrada pelo padre César, pároco da Sé.
A programação do festejo será encerrada no dia 22 de novembro quando acontecerá uma procissão e a coroação da Santa.
Durante todos os dias a programação irá se repetir, exceto aos sábados e domingos, quando as missas da tarde acontecerão às 17h30 além das atrações culturais com a participação de artistas da terra.
No dia 21, dia dedicado à Nossa Senhora da Vitória, a imagem da Santa será transladada da sede do Sindicato dos Estivadores até a Catedral da Sé.
Já no dia do encerramento, 22, a programação começa cedo, com os batizados que acontecem a partir das 8h, seguidos de missa às 10h, terço às 17h e novamente missa, dessa vez às 17h30. Ambas as celebrações ficam a cargo do pároco da Sé, padre César.
Este ano, os festejos têm como tema “Eu vim para servir”, mesmo tema da Campanha da Fraternidade 2015. “Quase todos os anos as paróquias seguem a mensagem da Campanha”, explica o padre César. Segundo o padre, “o tema reflete a realidade mais exigente do Evangelho de Jesus Cristo. A maior exigência do Reino de Deus é ser o servo de todos”, diz ele. “É vir para servir e não para ser servido. Como fez Jesus”, observa.
E continua: “Ser o último de todos. O simples, o humilde. A humildade e a simplicidade foram as mais lindas lições de Jesus. Por isso Ele lavou os pés dos discípulos.
“A ótica do Reino é a humildade”, afirma o sacerdote. Segundo ele, “somos servos do Senhor Jesus na pessoa do irmão”.
Na visão do pároco, “o festejo irá proporcionar que todos reflitamos que estamos no mundo para servir Jesus, construindo o Seu Reino de amor, paz e justiça na simplicidade e na alegria”. E conclui: “A missão mais linda da minha vida é servir Jesus”.