O grupo Abra, controlador das companhias aéreas Gol e Avianca, assinou nesta quarta-feira (15) memorando de entendimento para união dos negócios com a companhia aérea Azul.
Em comunicado a investidores, a Gol informou que o acordo representa a fase inicial e que tem “objetivo de explorar uma combinação de negócios no Brasil”.
Caso a união se concretize, a nova empresa concentrará 60% do mercado aéreo no país.
“O acordo não tem impacto na estratégia, na condução dos negócios ou nas operações rotineiras da Gol”, diz o documento. “A companhia continua focada em concluir as etapas restantes dos seus procedimentos do Chapter 11 em andamento, com o objetivo de emergir de seu processo de reestruturação como uma companhia independente e capitalizada”.
Pelo memorando, a fusão depende do fim da recuperação judicial da Gol nos Estados Unidos, prevista para abril. A nova empresa terá três conselheiros da Abra, holding que controla a Gol e a Avianca, três da Azul e três independentes.
Em nota, a Azul aponta que o objetivo da combinação de negócios é “promover o crescimento da indústria aeronáutica brasileira, por meio de mais destinos, rotas, conectividade e serviços aos consumidores, com aumento da oferta de voos domésticos e internacionais”.