quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Os riscos de acidentes com energia elétrica

Aumentam em casos de alagamentos e enchentes
Equatorial Maranhão dá dicas de segurança para evitar acidentes em dias chuvosos

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, somente nos dias 13 e 14 de janeiro já choveu em São Luís 287mm, volume que é maior que a média mensal histórica de 257mm prevista para o mês todo de janeiro. E a Defesa Civil divulgou um alerta para a população, listando um total de 69 áreas de risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra na capital maranhense; que seguem sendo monitoradas, uma vez que as fortes chuvas devem continuar nos próximos dias.
A Equatorial Maranhão também faz um alerta importante, no que diz respeito aos cuidados que se deve ter com a energia elétrica, em casos de alagamentos e fortes chuvas.
“Todo o cuidado é necessário quando se trata de pouco com a energia elétrica e mais ainda no período chuvoso. Devemos lembrar que chuva e energia elétrica podem formar formam uma combinação perigosa, por isso, seja em casa ou na rua, há alguns cuidados que precisam ser tomados”, alerta Gabriel Vieira, Executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão.
O especialista informa as principais medidas de segurança que devem ser observadas, para evitar acidentes com choques elétricos, curtos-circuitos e quebra de postes.

  • Observe se há goteiras perto de instalações elétricas, pois água pode conduzir energia. Se houver, retire os equipamentos do local e inative a tomada, se possível.
  • Desconecte da tomada equipamentos eletroeletrônicos sensíveis quando perceber que a chuva se transformou em uma tempestade com raios.
  • Se perceber que as paredes de casa estão úmidas, não ligue equipamentos elétricos em tomadas do local, pois a umidade pode gerar danos às instalações elétricas, causando defeitos nos equipamentos.
  • Durante as chuvas, não faça manutenção em telhados e cercas elétricas por causa do risco de ser atingido por descargas atmosféricas (raios).
  • Não faça manutenção em equipamentos elétricos ligados à tomada devido ao risco de choque elétrico, busque um especialista ou assistência técnica autorizada para manutenções.
  • Ao primeiro sinal de alagamento, os eletrodomésticos da área afetada devem ficar fora da tomada e, se o nível da água subir muito e se aproximar do nível das tomadas, desligue o disjuntor.
  • Se estiver na rua, não fique em áreas abertas, como campos de futebol, piscina, lagos, praias, perto de árvores, mastros, locais elevados ou embaixo de postes e da fiação elétrica. O recomendado é procurar um abrigo seguro.
  • Evite andar em áreas alagadas. Nunca entre em áreas com água acumulada, que possam estar em contato com fios elétricos. O risco de choques fatais é alto.
  • Se algum cabo cair ao solo, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Isole a área e ligue imediatamente para a Central de Atendimento da Equatorial, no número 116, e para o Corpo de Bombeiros, no 193.
  • Em casos de alagamento, siga todas as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Só volte ao local quando o nível da água baixar e quando for orientado pelos órgãos competentes.
    Nessas situações, os órgãos competentes realizam avaliação técnica em áreas alagadas e, quando necessário, acionam a Equatorial Maranhão para desligar a energia do local, com o propósito de evitar acidentes envolvendo a rede elétrica. E, assim que esse nível de água baixar, a Distribuidora realiza a religação com segurança para todos.
    A Equatorial orienta que, em situações de acidentes envolvendo a rede de energia elétrica, a população jamais deve tocar em vítimas de choque elétrico e deve ligar imediatamente para a Central 116; Samu no 192; Corpo de Bombeiros no 193 e Defesa Civil no telefone (98) 3212-8474.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

– Publicidade –

Outros destaques