O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) tem emitido constantemente alertas sobre as fortes chuvas que atingem o Maranhão essa época do ano
Nesta quinta-feira (23), muitos municípios do Sul e do Leste do estado estão sob alerta amarelo, de perigo potencial de chuvas intensas, que podem registrar entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos fortes, com até 60 quilômetros por hora.
Por isso, a Equatorial Maranhão alerta a população para estar atenta a algumas precauções, garantindo a segurança dentro de casa e evitando danos aos equipamentos elétricos. Durante chuvas intensas, não use aparelhos eletrônicos conectados à tomada, pois as descargas atmosféricas podem causar picos de tensão e danificar esses equipamentos, especialmente os mais sensíveis, como computadores, televisores e aparelhos de áudio.
Além disso, durante o período chuvoso, algumas atividades do dia a dia tornam-se mais difíceis, como lavar e secar roupas. Não se deve colocar roupas atrás da geladeira, pois isso prejudica a dissipação do calor, forçando o compressor a trabalhar mais para manter a temperatura interna, o que aumenta o consumo de energia. Assim, manter o espaço adequado de ventilação ao redor do eletrodoméstico é uma maneira simples e eficaz de economizar energia elétrica.
“Um ponto fundamental é o cuidado ao manusear aparelhos que utilizam eletricidade, especialmente em locais em contato com a água, que podem representar risco de acidentes, como choques elétricos. Portanto, é essencial que os eletrodomésticos sejam usados conforme as orientações de segurança e que nunca sejam manuseados com o corpo molhado ou em ambientes com umidade”, orientou Gabriel Vieira, Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão.
Saiba como manter sua casa mais segura:
A Equatorial Maranhão, pensando na segurança dentro de casa, separou algumas dicas para evitar acidentes elétricos:
- Nunca conecte equipamentos elétricos em tomadas onde as paredes estejam úmidas;
- Não realize manutenções em equipamentos elétricos que estejam conectados à tomada;
- Não se aproxime de cabos ou fios elétricos soltos no chão;
- Se estiver com alguma parte do corpo molhada, não toque em equipamentos elétricos.
Como agir em casos de acidentes com energia elétrica?
Para ajudar uma pessoa que sofreu uma descarga elétrica, é fundamental ter cautela. Mantenha a tranquilidade, ligue para o Corpo de Bombeiros (193) e para o SAMU (192), evite tocar na vítima sob qualquer circunstância. Caso o incidente envolva equipamentos energizados, desligue o disjuntor imediatamente. Se o choque elétrico for causado por cabos rompidos da rede elétrica, entre em contato com a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão pelo telefone 116.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
EQUATORIAL ENERGIA MARANHÃO
www.ma.equatorialenergia.com.br