sábado, 22 de fevereiro de 2025

Fotógrafo Meireles Junior promove noite de autógrafos no SESI Casarão da Indústria

O décimo primeiro livro do fotógrafo e designer Meireles Jr. é “Joias da Arquitetura Civil Portuguesa – Casario de São Luís do Maranhão”. Lançado duplamente em 2024, a obra fez sucesso no Brasil e em Portugal.

O livro tem a missão de contar a história e retratar a beleza e arte da arquitetura pombalina – estilo arquitetônico que surgiu em Portugal após o terremoto de 1755 que devastou Lisboa; e quando o Marques de Pombal (daí o nome) promoveu a reconstrução da cidade. Ele promoveu uma série de reformas urbanas que mudaram a cara da capital portuguesa. Sua maestria arquitetônica foi replicada em São Luís, conferindo à capital maranhense não apenas ares lusitanos, mas também o título de Patrimônio Cultural Mundial da Humanidade, concedido pela UNESCO em 1997.

A obra bilíngue (português e inglês) apresenta belíssimas imagens de casarios pombalinos retratados por Meireles Jr. nas cidades de São Luís – sua terra natal – e também em viagens às cidades portuguesas de Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Sintra, Guimarães e Fátima. Mais que fotos, como sugere o editor André Fernandes, é uma obra rara, que “reúne joias. Daquelas que foram lapidadas, cuidadosamente, por uma retina que só os artistas da imagem possuem”.

O livro foi elogiado por estudiosos do tema nos dois países e fez tanto sucesso que sua primeira edição, esgotou- se rapidamente. E agora, atendendo a muitos pedidos, eis que chega a segunda edição do livro. Só que ainda melhor, em versão luxo e ampliada. Além de novas fotos exclusivas, a obra conta com mais textos de convidados, que vieram enriquecer ainda mais esse belo e importante trabalho de resgaste histórico.

Uma obra de arte para quem aprecia arquitetura e a arte da fotografia. Um livro que é também um objeto de desejo, pois reúne o melhor da fotografia artística de Meireles Junior e um caráter documental importante.

Agora com capa dura e um total de 133 páginas, a segunda edição ganhou contribuições textuais da engenheira Laura Sodré; do arquiteto Ronald de Almeida Silva; da educadora Isabella Rodrigues Caracas; da Pres. da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico Kátia Bogéa; do cantor e compositor Paulinho Pedra Azul e da jornalista e também fotógrafa Beatriz Deruiz. Opiniões e reflexões que se somam aos depoimentos já presentes na primeira edição, de autoria de: Camila Brasil; Anderson Lindoso; Carla Fecury; Lena Brandão; Luís Eduardo Longhi; Júlio Moreira Gomes Filho; José Viegas, do Prefeito de São Luís Eduardo Braide e do Vice – Governador do Maranhão Felipe Camarão.

A curadoria e apoio técnico é dos professores Dra. Ingrid Gomes Braga e Dra. Margareth Gomes de Figueiredo (UEMA); Ma. Tayana Campos Figueiredo (UNDB) e Dr. Márcio Augusto Roma Buzar; o que garante à obra um apurado e aprofundado estudo técnico sobre a arquitetura pombalina, na visão desses especialistas.

“Conseguimos reeditar e ainda ampliar esse trabalho graças ao patrocínio das empresas Gomes Sodré Engenharia e do Grupo Potiguar, nossos patrocinadores masters; além de contar com o apoio institucional de mais vinte empresas que apostam em nosso trabalho. Mais que marcas parceiras, essas empresas são visionárias, por nos ajudarem a prestar esse grande serviço à memória e à história arquitetônica do Maranhão e de Portugal. Como disse na primeira edição, esse livro é um convite a visitar o passado para entender o presente e repensar o futuro” frisou o autor.

NOITE DE AUTÓGRAFOS DIA 26 NO SESI CASARÃO DA INDÚSTRIA

Aberta ao público, a noite de autógrafos da segunda edição de “Joias da Arquitetura Civil Portuguesa – Casario de São Luís do Maranhão” acontece nessa próxima quarta – feira (26.02) às 19h, em evento promovido por Meireles na galeria do SESI Casarão da Indústria, na Praça João Lisboa, N. 328 no Centro Histórico de São Luis.

Com essa nova edição, Meireles Junior não apenas eterniza a riqueza da arquitetura pombalina, mas também convida os leitores a uma reflexão sobre a preservação do patrimônio cultural de São Luís e de Portugal.

O evento no SESI Casarão da Indústria é uma oportunidade para o público conhecer de perto essa obra que une arte, história e memória. E vai contar com surpresas artísticas, com a proposta de ser um sarau cultural, como sempre são os eventos de Meireles Jr.

SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ARQUITETURA POMBALINA

A Arquitetura Pombalina representa uma das maiores contribuições da cultura portuguesa para a arquitetura mundial. É um estilo que combina elementos do barroco, do rococó e do neoclássico, criando uma linguagem visual única e muito interessante.

As principais características da Arquitetura Pombalina são a simetria, a sobriedade e a funcionalidade. Os edifícios pombalinos são geralmente construídos em pedra ou tijolo, com fachadas lisas e poucos adornos. As janelas são retangulares e as portas são geralmente em arco. Os edifícios eram de alvenaria, com paredes grossas e resistentes, que visavam garantir a segurança e estabilidade das construções.

Tudo isso e muito mais pode ser descoberto e apreciado em casarios presentes em algumas ruas da capital maranhense. Ou ainda, nas cidades portuguesas visitadas por Meireles Junior, que eternizou em cliques toda a magistral arquitetura de uma época marcada pelo poder da arte e da superação humana, em resposta a uma grande catástrofe.

– Publicidade –

Outros destaques