terça-feira, 8 de abril de 2025

Noite de lançamento: “Os Tambores de São Luís” ganha versão em quadrinhos

2) A analista de Responsabilidade Social da Equatorial Maranhão Jeane Pires, o escritor e roteirista Iramir Araújo e a Gerente Corporativa de Responsabilidade Social do Grupo Equatorial Kézia Marques no evento de lançamento da obra “Os Tambores de São Luís em Quadrinhos”

Equatorial Maranhão, patrocinadora da obra, reforça seu compromisso com a cultura maranhense

A valorização e o fortalecimento da cultura maranhense são compromissos permanentes da Equatorial Maranhão. Por meio de patrocínios e apoios a projetos culturais, a concessionária de energia viabiliza iniciativas que preservam a memória, incentivam a formação de novas plateias e impulsionam diversas expressões culturais no estado.

A mais recente iniciativa foi o patrocínio do livro Os Tambores de São Luís em Quadrinhos, uma adaptação do romance histórico Os Tambores de São Luís, do consagrado escritor maranhense Josué Montello (1917-2006); assinada pelo escritor e roteirista Iramir Araújo. A obra conta com o patrocínio da Equatorial e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O romance original tem como protagonista o negro Damião e retrata sua jornada por São Luís para visitar seu trineto recém-nascido. Considerado um dos grandes romances sobre a escravidão no Brasil, Os Tambores de São Luís ganha agora uma nova versão em quadrinhos, tornando-se mais acessível a diferentes públicos e promovendo o contato de novas gerações com a obra de Montello.

A Gerente Corporativa de Responsabilidade Social do Grupo Equatorial, Kézia Marques, esteve presente no evento e destacou a relevância da iniciativa. “Para a Equatorial, é um privilégio e uma grande alegria apoiar esse projeto, que reforça a cultura do Maranhão por meio da literatura. Essa releitura em quadrinhos aproxima a obra de novos públicos, permitindo que mais pessoas conheçam a grandiosidade do trabalho de Josué Montello. O que Iramir Araújo nos entrega é a continuidade de uma história fundamental para o Maranhão e para os maranhenses. Com esse apoio, a Equatorial reafirma seu compromisso de incentivar e fortalecer a cultura maranhense em suas diversas formas de expressão”, comenta.

Com ilustrações de Rom Freire e Ronilson Freire, a obra foi apresentada ao público em uma noite cultural na Casa de Cultura Josué Montello, na última quinta-feira (03/04). O evento marcou o início das comemorações pelos 50 anos do romance Os Tambores de São Luís e contou com uma programação especial, incluindo sessão de autógrafos, debate com os autores e exposição interativa sobre o processo de adaptação, com QR Codes para leitura digital. A apresentação do grupo Tambor de Mina Terreiro de Iemanjá também fez parte da celebração.

O autor, historiador e roteirista Iramir Araújo enfatizou a importância do apoio da Equatorial Maranhão na realização do projeto. “O patrocínio da Equatorial é essencial para que obras como essa cheguem ao público. A empresa demonstra uma sensibilidade ímpar ao investir na cultura, e somos muito gratos por esse apoio”, ressaltou Iramir.

Com essa iniciativa, a Equatorial Maranhão reforça seu papel como incentivadora da cultura e da valorização da identidade maranhense, levando a literatura e a arte a um público cada vez mais amplo.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

– Publicidade –

Outros destaques