O deputado Federal Maranhense Marcio Jerry é o novo presidente do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados, que assumiu o cargo já prometendo intensificar o diálogo com entidades como universidades e centros de pesquisa, além de representantes da indústria.
Marcio Jerry diz que o colegiado já tem uma reunião agendada com o vice-presidente da República, Geraldo Alkmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, para debater a nova indústria nacional.
O deputado afirmou, ainda, que há também encontros previstos com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e com o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, com quem Jerry tem proximidades, uma vez que os dois foram do núcleo principal do Governo Flávio Dino no Maranhão.
Dois importantes temas para o Maranhão devem ser debatidos nos dois anos em que ficará à frente do centro de estudos, que são a política aeroespacial brasileira e a exploração de petróleo na margem equatorial do Rio Amazonas.
Em busca de soluções
Márcio Jerry acredita que o Centro de Estudos e Debates precisa buscar soluções reais para o desenvolvimento da sociedade brasileira.
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados é um órgão técnico-consultivo, composto por 23 parlamentares. Dentre as atribuições do grupo está a missão de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil.
Temas em estudo
Neste momento os integrantes do centro estão concluindo o trabalho realizado em 2023 e 2024. Nesse período, o grupo se dedicou a quatro temas – violência e preconceitos na escola; inteligência artificial; combate ao racismo e às desigualdades de gênero; e reindustrialização brasileira, com foco na transição energética.
Para os próximos dois anos, o novo presidente do centro de estudos e debates afirma que, assim que as bancadas partidárias definirem os novos coordenadores, os temas serão definidos. Márcio Jerry espera que os assuntos possam ser anunciados já no início de maio.