quarta-feira, 30 de abril de 2025

Ceres Murad toma posse como nova imortal da Academia Maranhense de Letras

Ceres Murad ao lado de José Sarney é recebida pelos imortais da AML

O evento de posse da nova imortal da Academia Maranhense de Letras Ceres Murad, na noite desta terça-feira (29) foi testemunhado por dois imortais de muito prestigio, o ex-presidente José Sarney e o ex-governador e atual ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino.

A professora Ceres Murad passa a ocupar a Cadeira nº 4, que tem como patrono o jurista, pensador e político Cândido Mendes de Almeida. Ceres substitui o escritor Joaquim Itapary, falecido no ano passado.

A cerimônia ocorreu na sede da AML, presidida pelo Des. Lourival Serejo, presidente da instituição, e teve como orador de recepção o acadêmico e Desembargador Federal Ney Bello.

O pequeno espaço da Casa de Antônio Lobo, sede da AML ficou pequeno para uma das posses mais concorridas dos últimos tempos, com presença maciça de acadêmicos, personalidades e público em geral.

Mais concorrido, ainda, foi o coquetel no Convento das Mercês, realizado em seguida. Inclusive muitas pessoas que não conseguiram um lugar na AML marcaram presença no convento, sede da Fundação da Memória Republicana.

O escritor Ewerton Neto, um dos imortais da AML, que esteve na mesa, ao lado do ex-presidente Sarney, destaca o discurso da nova confreira, como rico em conteúdo.

Ceres Murad é escritora, professora e reitora da Universidade UNDB, foi eleita no dia 5 de dezembro de 2024. A educadora vem somar com outras imortais da casa como Laura Amélia Damous, Ceres Costa Fernandes e Ana Luiza Ferro aumentando a contribuição intelectual das mulheres que, como ela, imprimem na história cultural do estado marcas de excelência, inovação e compromisso com a educação e a literatura.

– Publicidade –

Outros destaques