O influenciador digital José da Silva Frazão, conhecido nas redes sociais como “Besouro Pagodinho”, foi agredido durante uma festa em São Paulo, na noite da última sexta-feira (24). Segundo relatos, ele foi reconhecido por dois homens que o identificaram por conta de vídeos em que proferia ofensas e ataques direcionados aos maranhenses, especialmente moradores das regiões do Médio Mearim e do Vale do Pindaré. A agressão resultou na perda de dois dentes e um olho inchado.
Besouro Pagodinho, que é maranhense, mas, atualmente mora no estado de São Paulo. é conhecido nas redes por seu histórico de discursos ofensivos, muitos deles com conteúdos considerados caluniosos, difamatórios e discriminatórios. Em janeiro de 2022, ele chegou a ser preso em São Paulo, após investigação da Polícia Civil do Maranhão, em razão de vídeos que atacavam policiais da Delegacia Regional de Zé Doca e moradores de cidades como Santa Inês. À época, ele foi enquadrado por calúnia, difamação, injúria e desacato.
Um dos vídeos que causou mais revolta continha declarações preconceituosas e agressivas, como a proposta de se candidatar a deputado federal para “dividir o Maranhão” e “expulsar gays, lésbicas e pretos” do estado. As autoridades também investigaram o conteúdo por possíveis crimes de racismo e homofobia.
Em declarações anteriores, o influenciador afirmou que as ofensas faziam parte do “personagem” que ele interpreta nas redes sociais.
Apesar de não haver prisão recente relacionada ao episódio atual, o caso reacendeu debates sobre os limites da liberdade de expressão nas redes sociais e as consequências sociais e legais da propagação de discursos de ódio.
Violência e responsabilização
A agressão sofrida pelo influenciador também levantou discussões sobre o risco da justiça com as próprias mãos. Especialistas em segurança e direitos humanos alertam que, embora discursos ofensivos devam ser combatidos pela via legal, a violência física não é o caminho para resolver conflitos e pode gerar novas responsabilizações criminais para os envolvidos.
Até o momento, nenhuma autoridade se pronunciou oficialmente sobre a agressão, e o influenciador ainda não se manifestou em suas redes sociais após o ocorrido.