quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Convênio garante vagas de trabalho para internos do sistema prisional

(Redação com informações da assessoria)

 

Internos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas que cumprem pena em regime fechado terão a oportunidade de trabalho através do Programa Começar de Novo – regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e desenvolvido no Estado pela Unidade de Monitoramento Carcerário do Tribunal de Justiça (TJMA).

 

Através de uma parceria do Poder Judiciário, a empresa Inova Ambientes e a Secreteria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap) oferece as condições necessárias para o desenvolvimento das atividades profissionais. 

 

Execução do Projeto

 

Os internos que cumprem pena em regime fechado passam por seleção rigorosa, e a cada mês trabalhado recebem suas remunerações de forma justa. A meta agora é expandir a oferta de trabalho e renda para todos os regimes, desde que o interno atenda aos pré-requisitos exigidos na legislação.

 

Os presos cumprem jornada de trabalho de seis a oito horas diárias e recebem 3/4 do salário mínimo vigente por mês, quantia que é depositada em conta bancária regulamentada pela Sejap.

 

 A Unidade de Monitoramento Carcerário do TJMA, além de disponibilizar a documentação básica também estará responsável pelo acompanhamento do número de vagas oferecidas, com a Supervisão de Trabalho e Renda da Sejap.

 

A participação das empresas e outras instituições na abertura de vagas para inserção dos internos e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho está prevista na Lei de Execução Penal (LEP) como forma de remissão da pena.

 

 

– Publicidade –

Outros destaques